Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/05/2012

DESEMPENHO: Cetesb considera aterro sanitário como ‘adequado’

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Diariamente chega ao aterro sanitário cerca de 34 toneladas de lixo doméstico produzido pelos penapolenses

DA REPORTAGEM

Uma pesquisa divulgada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, a Cetesb mostrou a qualidade dos aterros sanitários de diversas cidades do Estado de São Paulo atribuindo notas entre 0 e 10. Penápolis teve a estrutura de seu aterro considerada adequada, obtendo a nota 9,3. A avaliação julgou itens como a capacidade de suporte do solo, que foi considerada adequada; drenagem do chorume, boa; instalações como portaria e cercamento do local, adequado. Segundo a lista da Cetesb, também foi avaliado o fato de não haver catadores presentes, nem grande quantidade de moscas no local, o que gerou bons resultados para o aterro de Penápolis. O índice, chamado de Qualidade de Aterro de Resíduos, mostra a situação momentânea da área. Na região de Araçatuba 33 municípios foram vistoriados. Sendo que na comarca de Penápolis, outras quatro cidades também receberam as notas da Cetesb. O aterro sanitário da cidade é de responsabilidade do DAEP (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) que oferece toda a estrutura de acordo com as recomendações da própria Cetesb. No ano passado, uma empresa de segurança foi contratada para realizar a fiscalização do local, evitando que pessoas pudessem entrar em busca de resíduos para serem reutilizados, entre outros fatores. Diariamente são recolhidos cerca de 34 toneladas de lixo doméstico, sendo que a coleta acontece três vezes por semana e abrange toda a cidade. O Daep possui uma Central de Tratamento de Resíduos; um grande complexo onde encontram-se as Lagoas de Tratamento de Esgotos, Aterro Sanitário, Aterro de Entulhos, Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, Aterro de Animais Mortos e a CORPE (Cooperativa de Recicladores de Penápolis). Mesmo com a nota de 9,3 gerada pela Cetesb, Penápolis teve uma queda, já que, segundo o site do DAEP, entre os anos de 2004 e 2008, o aterro recebeu consecutivamente a nota 9,7.

Região
Ao contrário de Penápolis, o município de Glicério precisou passar por adequações imediatas para atender as solicitações da Cetesb. A prefeitura chegou a pagar multa diária de R$ 184 por conta das más condições do aterro sanitário, mas devido aos trabalhos de melhorias realizados, a situação atual do local é considerada ‘adequada’. Entre os demais municípios da comarca avaliados estão Avanhandava (6,8), Alto Alegre (8,9), Barbosa (7,8) e Braúna (7,8). Penápolis obteve nota superior à cidade de Araçatuba, que foi 8,9; porém, ficou atrás de Birigui que conseguiu chegar próximo da excelência com a nota 9,8. Esta avaliação da Cetesb é feita anualmente e abrange mais de 300 cidades do estado. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade