Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2009

Desafios: Prefeito e presidente da Câmara fazem panorama da cidade

Detalhes Notícia

O prefeito João Luis dos Santos e o presidente da Câmara de Vereadores, Célio de Oliveira fizeram um panorama dos problemas que a cidade de Penápolis passou durante estes 101 anos de fundação, dos quais alguns foram solucionados e outros ainda estão em andamento, bem como as mudanças que a cidade viveu durante todo este período. João Luis começa citando uma frase do saudoso professor Fausto Ribeiro de Barros fazendo uma referência a Bento da Cruz sobre a cidade chamando-a de “Princesa da Noroeste”, e sob esta inspiração tem trabalhado para cumprir este slogan, transformando-a em ‘Princesa da Cidadania’. “Os pioneiros fundaram Penápolis, emanciparam e criaram a base de uma cidade, cabendo as atuais e futuras gerações, contribuírem para sua melhoria, trazendo benefícios para todos, e assim sentirem partícipe das obras realizadas”, comentou. Célio de Oliveira enfatizou que ao longo deste período à cidade tem se desenvolvido com a administração de bons prefeitos e vereadores nos últimos 30 anos. “Evidentemente que Penápolis acaba sofrendo com alguns problemas, sendo o maior destes a estabilidade do ponto de vista financeiro e criação de empregos, gerando insegurança a população”, citou. O presidente do Legislativo disse que os atuais vereadores têm procurado fazer um trabalho harmonioso com o Poder Executivo, através de emendas e obras objetivando minimizar os problemas da cidade. João Luis acrescenta que a cidade, além de possuir prédios, praças, ruas e avenidas, ou seja, todo seu patrimônio material, precisa sempre se pautar no cidadão e cidadã. “Temos este grande desafio que cada pessoa, desde a criança até o mais tenro idoso se sinta construtores da cidade”. Quanto aos problemas que a cidade já enfrentou ou tem enfrentado, nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento, João Luis analisa que os outros administradores, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores podem ser comparados como atletas de uma corrida de revezamento quatro por 100, onde o atleta corre um determinado percurso, passando em seguida o bastão para o próximo competidor. “Todos os prefeitos de nossa história assumiram a cidade com problemas e a entregou para o sucessor com problemas, como a questão do asfalto e saúde pública que estão sendo solucionados”, enfatizou. João Luís disse que nesta corrida, a atual administração está desempenhando bem o seu papel, deixando para o próximo prefeito uma cidade melhor cuidada, mais bonita e acolhedora. Célio informou que estes desafios estão sendo enfrentados no dia-a-dia por todos os representantes da comunidade, obtendo bons resultados, fazendo com que “o cidadão pague o imposto, significando mais recursos, obras e investimentos nos setores que a cidade tanto precisa”.
Um dos problemas que a população penapolense tem enfrentado nos últimos meses é o aumento da criminalidade na cidade, como a fuga de 15 presos da cadeia pública, acontecida no último domingo, 18. João Luis, que também é advogado, disse que algumas ações em prol da segurança pública estão sendo feitas, como a solicitação ao Ministério Público para a desativação da cadeia. “É importante lembrar que a administração tem contribuído neste ponto de forma material com a aquisição de novos equipamentos para as polícias Civil e Militar, visando um trabalho de logística e informação para combater o crime organizado, sendo este dever do Governo do Estado”, revelou.
Célio de Oliveira destaca que este aumento de furtos e roubos se deve a falta de recursos e oportunidades de emprego. “Nosso papel é debater com a sociedade as soluções para este tipo de situação, cobrando dos órgãos competentes medidas e prevenções”, ressaltou. “Para amenizar esta situação melhoramos a base da educação, preparando e capacitando professores para que trabalhem com este tema para que nossas crianças não se transformem num adolescente ou jovem infrator”, garantiu. O prefeito explicou que infelizmente o Governo do Estado de São Paulo realizou uma política desastrada de descentralização dos presídios, que resultou no aumento da criminalidade nas cidades que antes eram tranqüilas. “Temos em nossa região um total de 12 mil detentos, é a população de uma cidade”, diz. Para finalizar, o presidente da Câmara elogia a participação da população penapolense com o poder público. “A população é sensacional e tem ajudado e colaborado, pois compreende que os problemas não são resolvidos da noite para o dia, precisa de tempo para ser solucionado, e tem ajudado com sugestões e informado aos vereadores sobre os problemas da cidade, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida, respeitando os seus governantes, construindo um ambiente de harmonia”, finalizou. João Luis concluiu dizendo que a comunidade pode esperar mais melhorias até o próximo aniversário da cidade. “Quando assumi encontrei uma Penápolis dividida; hoje estamos unificando e criando uma escola rica e de qualidade para os filhos dos trabalhadores, capacitando os profissionais da saúde para melhorar o atendimento e recapeamento as ruas de toda cidade, transformando assim Penápolis numa terra de oportunidades”, concluiu. (IA)

Foto: Célio de Oliveira recorda que ao longo deste período à cidade tem se desenvolvido sendo administrada por bons prefeitos e vereadores nos últimos 30 anos

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade