Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/02/2015

DENGUE: Prefeito decreta Dia de Mobilização e órgãos públicos param dia 11

Paralelamente a todas às ações de combate à dengue realizadas no município, a Prefeitura de Penápolis criou mais uma forma de tentar sensibilizar a comunidade acerca do grave problema que a cidade enfrenta: o crescente número de casos da doença. Sendo assim, foi publicado hoje na imprensa local o decreto nº 4827, que estabelece o dia 11 de fevereiro (próxima quarta-feira) como o Dia Municipal de Mobilização e Combate à Dengue. Neste dia a cidade vai parar por meio período, para a junção de todas as forças, unidas em prol da conscientização e eliminação de criadouros.
O referido decreto diz que, em consideração ao elevado número de casos confirmados de dengue em Penápolis, o fato do Município já se encontrar em Estado de Emergência, e a necessidade de mobilizar toda a população para o efetivo combate à proliferação do mosquito “aedes aegypti”, todos os servidores públicos municipais estarão envolvidos diretamente nas ações que serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Com exceção dos serviços considerados essenciais (postos de saúde, creches, Santa Casa, Pronto Socorro, cemitérios e coleta de lixo) não haverá expediente ao público no período da manhã nas repartições públicas municipais.
O decreto também diz que, com referência ao funcionamento do comércio local, fica estabelecido que o horário de abertura do mesmo será a partir das 12:00 horas neste dia.
“As pessoas, neste dia, receberão servidores em suas portas em busca de criadouros do mosquito da dengue, e precisam estar lado a lado das nossas equipes, fazendo a sua limpeza do quintal. Terão meio período para dar a sua parcela de contribuição nesta luta”, comentou o prefeito Célio de Oliveira.

Ação
Todos os cerca de 2 mil funcionários da Prefeitura, Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis) sairão a campo, divididos em grupos, para visitar todas as residências da cidade numa verdadeira “operação de guerra” em busca de recipientes com água parada, além de conversar e conscientizar os moradores do papel de cada um nesta luta contra a doença.
Servidores da Vigilância Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde e também a equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) estão coordenando os grupos formados pelos demais servidores que ajudarão na tarefa. Cada grupo, por sua vez, ficará com uma determinada área cidade para trabalhar, percorrendo as casas.
Durante a ação serão levados sacos de lixo, onde serão depositados, juntamente com os moradores, todos os recipientes menores que acumulam água, como garrafas, latas, prato de vasos, brinquedos, tampinhas de garrafa, sacos plásticos, enfim, tudo que servir de berço para o mosquito se proliferar. 
Os sacos com o material recolhido serão, no mesmo dia, depositados na guia de sarjeta, para recolhimento no dia seguinte.
Neste trabalho de recolhimento a Prefeitura deverá empregar seus caminhões e máquinas, e ainda com a colaboração de empresas da cidade que estão sendo contatadas pela Administração Municipal para ajudar, cedendo máquinas, caminhões e motoristas.
“Queremos fazer um dia emblemático, de grande significado social e histórico, em que as pessoas efetivamente poderão assumir a sua função de guardião do seu quintal, da sua rua, do seu quarteirão, e assim ajudar o seu próprio bairro, juntamente com o poder público. Se juntarmos forças, população e poder público, haveremos de vencer o mosquito”, declarou o prefeito.

 

Voluntários podem se cadastrar segunda-feira para ajudar

Muitas pessoas da comunidade se manifestaram junto à Administração Municipal propondo atuar como voluntários na luta pela dengue. Pensando em aproveitar essa boa vontade da população, a Prefeitura vai abrir um cadastro nesta segunda-feira, 09, para todos aqueles que desejam atuar juntamente com os cerca de 2 mil servidores da prefeitura no Dia Municipal de Mobilização e Combate à Dengue.
Empresas, sindicatos, associações, clubes de serviços e pessoas da comunidade em geral podem aderir e unir forças; basta comparecer na segunda-feira ao Paço Municipal e se cadastrar, visando fazer parte dos grupos que atuarão em regiões diferentes da cidade.
O atendimento a estes interessados será na Secretaria de Planejamento (situada no andar superior do Paço Municipal), no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h, falar com o funcionário Júnior.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade