Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/04/2019

Dengue em Penápolis é combatida com nebulização há um mês

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A nebulização é feita a cada dia em cerca de 20 quarteirões em diversos bairros da cidade

Como uma das medidas de combate à dengue, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis vem executando o trabalho de nebulização com inseticida nos bairros onde são registrados casos positivos da doença. O trabalho foi iniciado há um mês e já percorreu diversos bairros. 
Os trabalhos são executados no período das 17h às 19h30 e é necessário que os moradores colaborem para que a pulverização seja mais efetiva. É fundamental deixar portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos. É importante permanecer dentro de casa, para evitar intoxicação.
Nesta semana, serão pulverizados os bairros Planalto, Vila Fátima, Cidade Jardim, São Vicente e Vila Paulista. Os moradores de cada região já são avisados e orientados por carros de som para que possam se preparar para a nebulização. Segundo o encarregado do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, a cada dia são pulverizados cerca de 20 quarteirões.
“O trabalho é feito com bastante cuidado, trafegando lentamente pela região para que inseticida seja mais efetivo. Percorremos as regiões onde há o maior número de registros da doença. Esta é uma das medidas para o combate do mosquito”, explicou.
Vale ressaltar que a nebulização é uma medida que elimina apenas os mosquitos adultos e não exclui a necessidade de eliminar os criadouros e impossibilitar o aparecimento outros Aedes. “A nebulização não é garantia de eliminação total da dengue. A eliminação dos criadouros é fundamental para o combate a dengue”, alertou Cordeiro.
“Mesmo após a aplicação do inseticida, os moradores não podem se descuidar pois para cada inseto adulto a estimativa é de que existam 300 larvas no meio aquático. A eliminação do mosquito Aedes aegypti só será efetiva se as duas ações, a pulverização e a eliminação de criadouros, forem executadas em conjunto”, afirmou o encarregado.

Casos
Até o dia 24 de abril, foram registrados 210 casos positivos já confirmados por exame laboratorial, outros 662 aguardam a confirmação por exame laboratorial. Com relação a óbitos, a cidade tem um caso confirmado ocorrido em 18 de abril, sendo uma mulher de 85 anos. 
Existem outros três óbitos suspeitos, em investigação epidemiológica e aguardando exames. Um deles é de uma mulher de 33 anos, ocorrido em 17 de março. Os outros dois óbitos suspeitos são de homens: um de 57 anos ocorrido em 15 de abril, e outro de 80 anos ocorrido em 19 de abril. Os exames são realizados pelo laboratório Adolpho Lutz, credenciado pelo Ministério da Saúde.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade