Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/08/2012

Dengue: Comitê apresenta jogo educativo para prevenção nas escolas

O Comitê de Controle Mobilização e Combate à Dengue de Penápolis promoveu na manhã de quarta-feira, 15, na Oficina Pedagógica do Paço Municipal, um encontro com coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação do município. O encontro teve o objetivo de apresentar uma nova proposta de trabalho preventivo junto ao público estudantil. Trata-se de uma espécie de jogo, denominado Vila Esperança.
A iniciativa foi criada pelo professor Franklin Mello, que é representante da Direção Regional de Ensino dentro do comitê. O professor desenvolveu uma dinâmica onde são utilizadas cartas, com desenhos e situações envolvendo a propagação da doença na comunidade e as formas de combatê-la.
Após terem conhecimento do projeto criado pelo professor Franklin, os membros do comitê tiveram a ideia de propor à Secretaria Municipal de Educação a adoção desta dinâmica junto aos alunos. A mesma foi oferecida para ser aplicada nas escolas, somando-se às demais atividades pedagógicas da rede municipal de ensino.
Entre algumas das situações apresentadas pelo jogo estão a existência de casas desabitadas, que podem acumular água em ralos, calhas, piscinas e objetos deixados nos quintais; períodos de viagens, em que a tampa do vaso sanitário fica vários dias ou semanas aberta e sem utilização, entre outros quadros propícios à postura de ovos por parte do mosquito transmissor da dengue. A partir das realidades apresentadas também são criadas opções de atitudes que devem ser tomadas pelos alunos. É nesta hora que entra o aprendizado para a prevenção.
A integrante do comitê e encarregada do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, considerou excelente a criação do professor e foi uma das incentivadoras da apresentação à Secretaria Municipal de Educação.
“Acreditamos que seja uma importante ferramenta a mais que pode ser utilizadas pelos professores para fixar ainda mais nos alunos o compromisso da prevenção dentro de casa. Eles são disseminadores de informações nos seus lares, e também serão os adultos de amanhã, por isso é importante fazer crescer uma geração comprometida com a causa”, frisou a encarregada Lucimari.
Ela disse ainda que a maioria dos coordenadores pedagógicos presentes no encontro aprovou e elogiou a ideia. “Foi uma recepção muito positiva por parte de todos. Isso nos deixou muito contentes. Agora vamos aguardar que a equipe toda, juntamente com o secretário municipal de Educação, analisem a proposta e decidam pela sua utilização nas escolas”, acrescentou ela.
“Esse é o papel do comitê. Procurar meios eficazes de proteger a comunidade da doença. Precisamos estimular a população a combater as causas desse problema”, concluiu.
Lucimari informou ainda que de janeiro até agora Penápolis registrou 218 notificações de suspeitos da doença, e 59 casos confirmados por exame.
“O próximo passo do nosso comitê é difundir e trabalhar para execução do Plano de Educação e Mobilização Social e do Plano de Intensificação das Ações de Combate à Dengue, proposto pela Secretaria de Estado da Saúde com vistas ao verão que se aproxima, e que normalmente traz consigo um crescimento muito grande de casos em todo país”, disse.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade