Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/04/2010

Dengue: Alunos do CEU Montaha atuam como agentes de saneamento

Detalhes Notícia

Quando o assunto é combate à dengue, as escolas municipais não tem poupado esforços para mobilizar os alunos e conscientizar a comunidade. Dessa vez, a unidade que tem feito um trabalho exemplar no combate à dengue e a leishmaniose é o CEU (Centro de Educação Unificado) Profª. Montaha Gibara Ayub, no Pereirinha. A equipe escolar desenvolveu um projeto chamado “Agentes de Saneamento Mirim”, onde aproximadamente 180 alunos do 3º ao 5º Ano saem às ruas, sempre com a supervisão de professores e monitores, para entregar panfletos aos moradores da região nas ações de combate à dengue e leishmaniose, como a limpeza dos quintais, propondo ainda datas para a coleta desses materiais que favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti (dengue) e mosquito palha (leishmaniose). Na última semana, professores e alunos do CEU Montaha estiveram na Prefeitura para mostrar o projeto ao prefeito João Luís dos Santos, ao secretário de Educação, Cledivaldo Donzelli, ao secretário de Saúde, Artur Andreata e demais autoridades municipais que aprovaram a iniciativa e parabenizaram as ações desenvolvidas pelos alunos integrando a comunidade. De acordo com o coordenador do projeto, César Rodrigues Borges, que é instrutor de artes técnicas profissionalizantes da escola,  antes de saírem à campo para mobilizar a comunidade, os alunos passaram por uma espécie de capacitação para aprender o trabalho de agente de saneamento. “Eles participaram de diversas atividades e palestras na escola, onde aprenderam tudo sobre a prevenção da doença, proliferação dos mosquitos, sintomas causados nas pessoas infectadas e profilaxia da doença. Depois desse estudo, eles fizeram exposições dos trabalhos e passeata. Atualmente estamos organizando arrastão nos bairros próximos à escola”, explicou o instrutor.

Bota-fora
A operação bota-fora desenvolvida pelos alunos do CEU Montaha Gibara Ayub começou a ser realizada nesse final de semana e abrange os bairros onde residem as crianças: Pereirinha, Haroldo Camilo, Parque dos Girassóis, Colina Verde, Atlântica e Jardim Tropical. Toda essa área foi mapeada e dividida em três setores, que serão visitados pelos alunos. Eles saem casa-a-casa explicando o projeto “Agentes de Saneamento Mirim” e pedindo a colaboração da comunidade no combate à dengue e leishmaniose. Durante as visitas, os alunos entregam aos moradores panfletos explicativos e sacos plásticos para depósito dos criadouros dos mosquitos durante o final de semana. Esses materiais serão recolhidos na segunda-feira seguinte, com apoio das secretarias parceiras: Agricultura e Meio Ambiente, Obras, Daep e Consórcio Ribeirão Lajeado. Vale ainda destacar o apoio da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica e do Comitê de Mobilização e Combate à Dengue, que orientou todo o processo de capacitação dos alunos e contribui com todas as atividades realizadas. Na oportunidade, a equipe escolar também agradece a participação de muitos pais de alunos que se mostraram cidadãos conscientes e aderiram ao projeto, participando da passeata e das visitas às casas. Secom – PMP

Foto: Alunos apresentaram o projeto ao prefeito João Luís e aos demais secretários

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade