Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/10/2018

Democracia: Penápolis também se prepara para a eleição do dia 7

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Em Penápolis serão usadas 132 urnas eletrônicas, além de outras 20 “reservas” para o caso de necessidade

DA REPORTAGEM

Já em preparação final para o 1º Turno das Eleições deste ano, o Cartório da 89ª Zona Eleitoral de Penápolis também realizou, neta terça-feira (02), a conferência e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas para o pleito do próximo dia 07 de outubro. Os trabalhos de verificação do sistema da urna, foram feitos pelos próprios funcionários do cartório e acompanhados pelo Ministério Público Eleitoral e imprensa. Somente em Penápolis, serão 132 urnas usadas em suas respectivas seções eleitorais. 
Segundo o chefe do cartório, Samuel da Silva Pereira, além das urnas já utilizadas nos pontos de votação, serão disponibilizadas 20 que estarão de reserva e somente serão usadas na substituição de alguma que venha a apresentar problemas. “As últimas eleições mostraram que é muito difícil uma urna apresentar problemas. Nos processos de anos anteriores tivemos que fazer a troca de apenas uma urna”, comentou. 
Durante os trabalhos de ontem, foram inseridas nas urnas os chamados flashs, que são uma espécie de cartão de memória que armazena todas as informações dos candidatos participantes da eleição. Um outro sistema armazena todas as informações que vão sendo captadas voto a voto. “Depois disso, a urna passa por uma checagem de seu sistema, para ver se tudo está funcionando de forma correta e, por fim, ela é desligada e lacrada. Finalizado este processo, a própria urna emite um aviso de que ela só entrará em funcionamento a partir das 07h00 de domingo, quando as urnas começam a ser ligadas pelos presidentes de seções para a votação durante todo o dia”, explicou. 
Penápolis terá neste domingo, quase 700 pessoas trabalhado de forma direta nas eleições. Além delas estarão envolvidos ainda funcionários das escolas onde serão instaladas as seções, policiais militares e outras pessoas que atuarão para que todo o processo eleitoral transcorra de forma tranquila na cidade. 
A expectativa do Promotor Eleitoral de Penápolis, José Fernando da Cunha Pinheiro, que também acompanhou o processo de lacração, é a de que a eleição em Penápolis seja bastante tranquila. Para ele, a transparência do processo eleitoral é fundamental para a democracia. “Este processo de lacração das urnas é muito importante e por isso deve ser acompanhado pela comunidade. Este é um processo que deixa claro a segurança da urna, sendo que, segurança, é um tema que vem sendo cada vez mais discutido pela Justiça Eleitoral, que visa sempre aprimorar a segurança do voto, se tornando algo cada vez mais criterioso”, destacou o promotor.
Está programado para o próximo sábado (06) o transporte das urnas para as seções eleitorais de Penápolis, e será feito pelos funcionários da Justiça Eleitoral com escolta da Polícia Militar. Para garantir a segurança dos prédios, a Justiça Eleitoral fez a requisição dos prédios já a partir de sexta-feira (05), onde cada espaço será fiscalizado. 
Após a chegada e instalação das urnas, as escolas passam a contar com a segurança de policiais militares que permanecerão o tempo todo no local, garantindo a segurança dos equipamentos. 

Biometria e documentos
O chefe do cartório eleitoral de Penápolis destacou que, neste ano, a eleição não ocorre através da biometria. Isso porque Penápolis não atingiu o mínimo exigido no cadastro da biometria. “É importante as pessoas saberem que, mesmo aquelas que não tenham feito o cadastro biométrico, precisam votar. Basta chegar com um documento com foto em sua seção e votar”, afirmou Pereira.
No caso de Penápolis, o uso da biometria será obrigatório somente em 2020, quando estão programas as eleições municipais.
Vale lembrar que o eleitor, na hora de votar, precisa levar um documento oficial com foto, não basta somente o título de eleitor físico. Entretanto, uma alternativa para o eleitor é o uso do e-Título, um aplicativo da Justiça Eleitoral que pode ser baixado por aparelhos iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets. O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais. “Mas precisamos ressaltar que o e-Título só tem validade legal para aquelas pessoas que já tenham feito o cadastro biométrico. Isso porque o aplicativo apresentará a foto do eleitor, facilitando sua identificação. Caso contrário, o e-Título até pode ser usado, mas não dispensará o uso de um documento oficial com foto, já que o aplicativo não apresentará a foto do eleitor”, ressaltou Pereira.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade