Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/08/2009

Defesa: Secretaria de Educação contesta críticas à merenda

Em face das afirmações do presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Renato Sader Videira, feitas na sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira, 10, o secretário municipal de Educação de Penápolis, professor Cledivaldo Aparecido Donzeli, está preparando um relatório que mostra a realidade do serviço. Segundo Cledivaldo, as observações feitas não procedem. O referido relatório deve ser entregue aos vereadores na próxima sessão da Câmara, da qual ele deve participar a convite daquela instituição. O secretário discordou das afirmações de que a merenda servida nas unidades educacionais não tem qualidade nem variedade. “Temos um cardápio bastante sortido elaborado pela nossa nutricionista e que prima pela composição dos nutrientes e calorias necessários ao desenvolvimento saudável dos alunos”, garantiu ele. “Existe um cardápio específico para cada faixa etária, desde o berçário das creches até a Educação de Jovens e Adultos. Inclusive o cardápio para cada dia da semana pode ser verificado por quem quiser. Nos colocamos à inteira disposição para informar quem estiver interessado”. Cledivaldo afirmou ter ficado surpreso com a conotação dada pelo munícipe Renato sobre o assunto. “Me surpeendi justamente por saber que ele estava levando como denúncia algo que já tinha sido questionado e inclusive respondido pela nossa secretaria no final do mês passado, através do ofício 135/09, de 29 de julho deste ano, recebido pelo próprio presidente conforme documentos que possuímos”, contou. “Mesmo assim, obtendo nosso respaldo e deferência às suas colocações, preferiu uma forma de agir que leva a comunidade a acreditar que desrespeitamos o parecer do conselho e procedemos sem qualquer norma no oferecimento diário da merenda. O que queremos é apenas esclarecer os fatos e para isso achamos muito importante nosso depoimento na Câmara”.

Qualidade, variedade e liberdade
Cledivado Donzeli afirmou que a merenda escolar oferecida em Penápolis é variada, possui qualidade, e que ao contrário do “denunciado”, a nutricionista e também o próprio secretário realizam visitas rotineiras às escolas, efetuando ainda uma avaliação a cada bimestre. Nas citadas avaliações são examinados vários quesitos e anexadas também as observações das equipes que atuam nas cozinhas. “As merendeiras têm total liberdade para exporem qualquer problema detectado. Jamais coibimos nenhum servidor de criticar o serviço”.

Suco todo dia
O professor também contesta a afirmação de que não são oferecidos sucos naturais às crianças. “Para se ter uma idéia, só de laranja para o suco são adquiridos cerca de 1.400 quilos da fruta por semana. No caso do maracujá compramos por semana cerca de 150 quilos, sendo a mesma quantidade de limão. Como é que se diz que não há suco natural de fruta na merenda?”, indignou-se.

Cozinha Piloto
Com relação à estrutura do prédio da Cozinha Piloto, Cledivaldo concordou que o mesmo necessita de ampliação e informou que as obras já estão previstas, inclusive já existe projeto pronto e a aquisição de materiais está iniciando. “Penso que é uma grande coincidência um vereador reivindicar a reforma da Cozinha Piloto justamente agora que estamos prestes a concretizar esta benfeitoria”, constatou Donzeli. Por fim o secretário municipal de Educação disse que em breve poderá, publicamente, apresentar as verdadeiras ações realizadas pelo serviço de merenda escolar e pôr fim a considerações erradas sobre o assunto. “Somos abertos a críticas, sugestões e indagações sempre, porém não podemos permitir que afirmações que não condizem com a realidade comprometam o trabalho sério dos servidores que se dedicam o ano todo para atender uma demanda tão especial como são nossos alunos”, concluiu. Secom – PMP

Confira abaixo a relação completa dos alimentos adquiridos pela Secretaria de Educação de Penápolis para oferecimento na merenda escolar/2009 no jornal impresso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade