Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/10/2006

Decisão: Eleitores decidem hoje quem será o presidente do Brasil

Os mais de 40 mil eleitores de Penápolis, a exemplo do que estará ocorrendo em todo o país, estarão, através do voto, escolhendo hoje quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. A escolha será entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Ao contrário do dia 1º, quando os eleitores tiveram que escolher, além dos candidatos a presidência da República, também os governadores, deputados federais, estaduais e senadores, a perspectiva é de uma votação rápida e tranquila, já que a escolha é única, ou seja, o eleitor terá como opões o número 13, para votar em Lula ou 45, em Alckmin.

 

Ausente

Quem não votou no primeiro turno, conforme informou a chefe da 87ª Zona Eleitoral, Maria Luiza Barbosa, poderá votar normalmente hoje, desde que não tenha ficado três eleições sem votar (incluindo o primeiro turno). Quem estiver nesta condição terá que regularizar sua situação a partir de janeiro do próximo ano, bastando para isso procurar o Cartório Eleitoral onde está inscrito e pagar uma multa. Em Penápolis, segundo dados divulgados pelo Cartório Eleitoral, estão inscritos 41.823 eleitores com direito a participar do processo. O juiz eleitoral é Rodrigo Chammes, enquanto que o Cartório da 289ª Zona Eleitoral, também sediado em Penápolis e que abrange os municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia, é Marcelo Augusto Oliveira.

O encerramento da votação está marcado para às 17h00 e caso nesse horário haja alguém na fila aguardando para votar, este receberá uma senha. Quem chegar após esta distribuição ficará impedido de votar. Como a expectativa é de que a votação seja rápida, este problema, acreditam as autoridades, dificilmente irá ocorrer. A orientação, entretanto, é que o eleitor não chegue em cima da hora, evitando com isso possíveis aborrecimentos. Será permitido aos eleitores votarem usando boné ou camiseta com o nome ou número de qualquer candidato, mas não pode haver manifestação coletiva que tente induzir ou influenciar os eleitores a votar em determinado candidato.

 

Justificativas

Ao contrário do primeiro turno das eleições, quando em apenas quatro postos era possível ao eleitor entregar as justificativas de faltas, hoje este procedimento será acessível em qualquer escola onde estejam instaladas as seções. O documento poderá ser retirado no Cartório Eleitoral, localizado na rua São Francisco, nº 140, e preenchido. Caso o eleitor já esteja de posse da justificativa, bastará apenas entregá-lo hoje.

Por ser uma determinação a nível nacional, o mesmo vale para os eleitores da Comarca de Penápolis conforme informou o chefe do Cartório da 289ª Zona Eleitoral, Manoel Jesus da Silva. Às 07h00 acontecerá à instalação da seção eleitoral e às 08h00 o início da votação que se estenderá até às 17h00, horário em que acontece o encerramento do processo. Após às 17h00 ocorrerá a emissão do boletim de urna e início da apuração e totalização dos resultados, que deverá estar totalmente concluído até por volta das 22h00.

 

Deficientes

Em Penápolis os eleitores com deficiência física que estão inscritos na seção especial, votarão na EE Carlos Sampaio Filho. Já os que estão em outras seções, caso encontrem dificuldades ou mesmo não tenham condições de adentrar ao recinto, poderão abster-se de votar e até dois meses após a eleição terão que apresentar um atestado médico para ficarem quites com a Justiça Eleitoral.

Caso tenham condições de votar nas seções normais, estes eleitores terão prioridade e não precisam aguardar na fila. Também não precisam enfrentar fila, os idosos, juizes e promotores eleitorais, pessoas a serviço da Justiça Eleitoral, policiais militares em serviço, gestantes e lactantes, enfermos, deficientes físicos, candidatos e portadores de necessidades especiais. Pessoas acima de 70 anos ou com idade inferior a 18, o voto é facultativo, ou seja, não existe a obrigatoriedade de votar.

 

Boca-de-urna

A exemplo das eleições anteriores, a prática de boca-de-urna está proibida e, caso as pessoas sejam flagradas cometendo este delito serão detidas em flagrante. A Polícia Civil e Militar programaram esquema especial de segurança que contará com todo o efetivo. A Polícia Militar, conforme informou o comandante, primeiro-tenente Sérgio Moreira dos Santos, terá a incumbência de garantir a ordem. Uma das funções dos PMs, segundo ele, será de garantir a guarda das urnas. “O policiamento neste dia também será reforçado com a finalidade de que todo eleitor possa votar sem encontrar problemas”, observou. Já a Polícia Civil, de acordo com informações do delegado titular do município, Mauro Gabriel, terá todo o efetivo empenhado na tentativa de evitar e punir os ilícitos penais. A proibição inclui a entrega de panfletos com propaganda política, os chamados ‘santinhos’.

 

Lei seca

A lei seca, período em que fica proibido a comercialização de bebidas alcoólicas, entrará em vigor hoje às 08h00 e permanecerá até às 18h00. Os infratores poderão ser presos caso sejam flagrados.

 

Plantão

Hoje, das 08h00 às 17h00, os dois Cartórios Eleitorais permanecerão de plantão para atendimento ao público. Lá o eleitor terá à disposição uma série de serviços, sendo o mais solicitado informações quanto às seções onde deve votar. Isto ocorre quando a pessoa não está com o título de eleitor em mãos. Os funcionários também ficarão de prontidão caso alguma urna eletrônica apresente problema e necessite de substituição. Na Comarca serão 69 urnas disponíveis, ao passo que em Penápolis, 111 urnas estarão a disposição dos eleitores.

 

Documentos

Quem não estiver com o Título de Eleitor em mãos, poderá comparecer na seção onde vota e apresentar um documento que o identifique. Caso não saiba a seção, poderá procurar o Cartório Eleitoral onde receberá as informações necessárias. Para os eleitores das cidades da Comarca, como o Cartório Eleitoral está instalado em Penápolis, a opção será de procurar em cada seção o local onde deve votar. Quem por algum motivo não votar neste primeiro turno, terá 60 dias para alegar um motivo e justificar o voto. Não havendo comprovação, é estipulada uma multa de R$ 3,00 para o interessado ficar em dia com a Justiça Eleitoral. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade