Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/12/2016

Decisão: Cidade passará por nova eleição

DA REPORTAGEM

Com a decisão do TSE, Penápolis precisará passar por um novo pleito eleitoral, com a escolha de um novo prefeito que assumirá o cargo em 2017, já que Célio permanece até o dia 31 de dezembro. A partir do trânsito em julgado sobre este processo, o juiz eleitoral de Penápolis passa a ter 30 dias para marcar nova eleição. Este processo eleitoral funciona como qualquer outra eleição, onde é preciso haver assembleia dos partidos e coligações para a indicação de seus candidatos. Qualquer pessoa pode concorrer desde que aprovada pelo partido.
É necessário ainda um período de tempo para as campanhas eleitorais com as mesmas regras e orientações vigentes, até que se chegue o dia em que o eleitor penapolense vai às urnas escolher seu candidato a prefeito. Por isso, a data de nova eleição ainda é indefinida, já que o juiz responsável precisa analisar todos os prazos da eleição. Neste caso, a escolha será apenas ao cargo do executivo. Para vereador, por exemplo, o pleito permanece como ocorrido em outubro.
Da mesma forma, a votação também é obrigatória aos penapolenses, sob penas cabíveis em caso de ausência e não justificativa. Os penapolenses que moram em outras cidades, mas que ainda permanecem com seus domicílios eleitorais em Penápolis, também precisam justificar sua ausência. Durante todo o período em que se aguarda a escolha do novo prefeito, o Poder Executivo fica sob responsabilidade do presidente da Câmara Municipal em exercício. Por isso a expectativa de quem assumirá a cadeira da casa de leis em 1º de janeiro é grande.
Em via de regra, Ivan Sammarco (PPS) será o condutor da primeira sessão na Câmara, no dia 1 de janeiro, por ter sido o vereador mais votado, com 1.232 votos. Nesta mesma sessão, os vereadores escolherão o presidente do primeiro biênio (2017/2018). O eleito então assume o executivo até que a escolha definitiva do prefeito seja concluída.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade