Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/08/2012

DEBATE: Candidatos a prefeito apresentam planos e propostas

Arci Lourenço
Detalhes Notícia
Os cinco candidatos acharam que o debate foi de bom nível e muito proveitoso

DA REPORTAGEM

Foi considerado de bom nível o debate realizado pela Ágora - Associação de Defesa da Cidadania – de Penápolis com os cinco candidatos a prefeito da cidade na noite de quinta-feira, 16, no auditório do Sindicato do Comércio Varejista. O evento foi transmitido pela Star News Canal 23 – sendo responsável pela transmissão e organização do espaço a jornalista Carla Jorge – e também pela Rádio Difusora de Penápolis. O debate que começou pontualmente às 20h30 terminou a 00h15, foi o tempo que os candidatos tiveram para expor seus trabalhos e planos de governo. O mediador foi o arquiteto Carlos Alberto Bachiega e a Ágora designou uma comissão de três representantes que trabalharam na avaliação das falas e questionamentos. Este foi o primeiro encontro dos candidatos para debaterem suas ideias e serem apresentados a população para serem avaliados, facilitando a escolha para os eleitores na eleição de 7 de outubro. Por conta do espaço limitado do auditório, foram distribuídos convites individuais para os partidos. Cada candidato pôde levar 20 pessoas, inclusive os assessores, que foram previamente inscritos. A imprensa também foi cadastrada para participar do debate.

Debate
Afrânio Anhensini (PSOL), Célio de Oliveira (PSD), Ivan Sammarco (PSDB), Roberto Torsiano (PT) e Rubinho Bertolini (PDT) participaram do encontro que foi divido em quatro blocos, havendo ainda intervalos para que os candidatos pudessem conversar com seus assessores. O programa começou com o sorteio de ordem de resposta de cada candidato para a primeira pergunta: Por que sou candidato a prefeito de Penápolis? As respostas dos cinco candidatos foram breves resumos de suas vidas e trabalhos em prol ao município. Durante o segundo bloco, o mediador realizou perguntas aos candidatos que foram enviadas por entidades e imprensa. Cada um teve um tempo determinado de resposta e falaram sobre secretariado, abastecimento de água, transparência pública, saúde, segurança, geração de empregos e outros temas. O terceiro bloco consistiu em perguntas dos próprios candidatos, porém, era feito um sorteio para estabelecer quem responderia a questão. Dentre os assuntos mais polêmicos esteve a geração de empregos e quanto à receita da Santa Casa, onde se falou que a dívida atual do hospital chega à R$ 21 milhões. O quarto bloco acabou sendo mais direto, pois os candidatos faziam perguntas para o adversário escolhido, ocasião que foram discutidos assuntos sobre parcerias com os governos, Estadual e Federal, além da informatização e avanços na saúde do município. O quinto e último bloco serviu para as considerações finais dos candidatos que agradeceram ao público presente e aproveitaram para firmar compromissos com a sociedade. (Rafael Machi)

 

Avaliação dos candidatos foi positiva, agora expectativa é grande para o debate dos vices

Ao término dos trabalhos, os candidatos afirmaram a reportagem do DIÁRIO que saíram contentes com suas atuações e também com o respeito de seus adversários. Afirmaram também que estão na expectativa para o próximo debate, que será realizado dia 30 de agosto, desta vez com os candidatos a vice. 

Afrânio Anhensini (PSOL): “Foi uma grande oportunidade. Já fui candidato a prefeito, mas na época não houve debate e me senti muito frustrado, pois queria passar minhas ideias como candidato, o que pude fazer desta vez neste debate que achei um encontro ‘morno’ e bastante satisfatório, gostei do desempenho. Para o debate com os vices será uma boa experiência. O PSOL não fala de candidatos, mas sim de projetos, então será uma boa oportunidade para expormos mais os nossos planos para Penápolis para que as pessoas possam nos conhecer melhor”.

Célio de Oliveira (PSD): “O debate foi bastante positivo. Temos que agradecer a Ágora pelo espaço cedido para que o eleitor pudesse comparar os estilos dos candidatos e analisar aquele que terá melhores condições de administrar a cidade. Falei sobre minhas propostas e vamos aguardar para ver o que a população decide no dia 07 de outubro. Para o debate com os vice-prefeitos será uma oportunidade também muito positiva. Tenho um vice que é preparado para este trabalho, possui experiência e sabe dos problemas da cidade e dos deveres do poder público”.

Ivan Sammarco (PSDB): “Tivemos uma participação muito positiva neste debate e estamos felizes com o resultado. Mas também tivemos algumas perguntas bastante tendenciosas, como uma que fizeram para um candidato sobre artigos da constituição. Estamos aqui para trabalhar por Penápolis e contar com um vice que sabe gerar empregos para a cidade, é isso que precisamos. Quanto ao debate dos vices, será uma ótima oportunidade, afinal vice-prefeito faz parte da administração. Tem um vice que faz parte da atual administração e concorre por outra chapa contra ele mesmo”.

Roberto Torsiano (PT): “Este debate foi muito importante para a população. Desta forma conseguimos mostrar nossos planos e reforçar o caráter, dedicação e a democracia, principalmente com o momento da eleição que começa a se aproximar, então o eleitor precisa decidir e ter sua ideia formada, escolhendo aquele que é mais capacitado para representar da melhor forma o município. Fazer um debate com os vices, além de inédito na cidade, possui a mesma importância de se fazer com os candidatos a prefeito, já que ele também precisa conhecer toda a estrutura da prefeitura, garantindo uma boa administração”.

Rubinho Bertolini (PDT): “O debate foi proveitoso, gostei de participar com os demais candidatos, pois se trata de uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer seus candidatos e fazer a melhor escolha para administrar a cidade. Passei minhas propostas e espero que as pessoas possam analisar com carinho e decidir na urna. Agora, com relação ao debate dos vices, tenho certeza que será uma grande oportunidade para que a população conheça aqueles que nos ajudarão na administração, eles também fazem parte do poder executivo e tenho certeza que minha candidata tem uma grande experiência para isso’.  

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade