Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/01/2009

De volta: Célio de Oliveira avalia o passado e projeta o futuro

Detalhes Notícia

De volta à Câmara de Vereadores de Penápolis, o radialista Célio de Oliveira, casado, 43 anos, pai de dois filhos, falou à reportagem do Diário de Penápolis sobre como será a sua atuação na presidência da Câmara Municipal, cargo que ocupa pela quarta vez. Célio já dirigiu a Casa durante os anos 1997/1998, 2001/2002, 2003/2004, e, agora foi eleito para o biênio 2009/2010. Apesar de ter ficado fora da vida pública durante os últimos quatro anos, na condição de radialista onde comanda um programa diário, continuou trabalhando em prol da população. “Assim será o meu mandato”, prometeu. Sem ressalvas, Célio falou da disputa interna no DEM pela presidência da Câmara, fez uma avaliação da legislatura e revelou como será seu relacionamento com o prefeito João Luís dos Santos. Confira a entrevista concedida por Célio de Oliveira na tarde de sexta-feira, 02, nas dependências da Rádio Difusora.

Diário de Penápolis: Após quatro anos fora da vida pública, você retorna a Câmara de Vereadores como presidente. Como vai ser pautada a sua atuação frente ao Legislativo?
Célio de Oliveira: Na verdade, nós tínhamos feito três mandatos de vereador, onde fui presidente neste tempo, mas mesmo fora da vida pública, eu não deixei de trabalhar para a população de Penápolis, principalmente pelo trabalho dentro do meu programa de rádio. A minha volta para a Câmara considero como normal. Pretendo continuar desenvolvendo um trabalho de fortalecimento do Poder Legislativo, ouvindo a comunidade, para que possa traduzir isso em projetos para melhorar a qualidade de vida e propor soluções de problemas.

Diário de Penápolis: Você teve uma “briga” interna no DEM com o vereador Nardão Sacomani pela presidência da Câmara de Vereadores. Esta disputa deixou estremecida a relação entre vocês?
Célio de Oliveira: De forma alguma. Tenho o maior respeito pelo Nardão, é um excelente vereador. Conseguiu crescer sua votação, tornando-se uma figura importante. O que ocorreu foi que ambos tinham como objetivo a presidência da Câmara no primeiro biênio e dentro desse contexto iniciamos uma conversação, onde no primeiro momento não teve um entendimento. Diante disso, eu o Nardão decidimos fazer nossas campanhas, mas dentro de um respeito, e no final acabou prevalecendo aquilo que de início estávamos propondo. O grupo aceitou, e dentro de um acordo, o presidente da Câmara em 2011/2012, será o Nardão Sacomani.

Diário de Penápolis: Por que você se considerava o melhor nome para presidir o Legislativo?
Célio de Oliveira: Eu me considerava um bom nome para o Legislativo. Acho natural isso. Foi vereador durante 12 anos e seis como presidente. Tínhamos uma situação de uma Câmara renovada em 80% e dois vereadores, sendo eu e o Zeca Monteiro que já tínhamos ocupado este cargo, então me coloquei a disposição e fui fazendo uma campanha para ser presidente. No meu ponto de vista, com esta renovação, o Poder Legislativo deveria ser presidido por alguém com mais experiência no cargo. Nada impedia que os outros vereadores pudessem assumir o cargo, mas eu colocava que seriam apenas quatro nomes para assumir de início a presidência.

Diário de Penápolis: A Câmara de Vereadores foi quase totalmente renovada. A inexperiência de alguns vereadores pode comprometer o trabalho do Legislativo?
Célio de Oliveira: Pelo contrário, a presença destes vereadores vai fortalecer o poder. São novas idéias e a postura destes novos vereadores mostra o grande caráter que cada um possui. Nesse sentido, não vejo como prejuízo e sim como um grande benefício. Tenho certeza de que dará bons frutos para a cidade.

Diário de Penápolis: Que avaliação você faz da última Câmara de Vereadores?
Célio de Oliveira: É difícil avaliar aquilo que não está por perto. Acompanhei a última Câmara como qualquer cidadão, e percebi que muitas pessoas criticavam o trabalho dos vereadores. Eu não considerava a Câmara passada como ruim; devemos ter respeito com os vereadores. Acredito que tenha muita gente que realizou um bom trabalho, mas que infelizmente, não conseguiu a reeleição.

Diário de Penápolis: Como você projeta o relacionamento com o prefeito João Luis?
Célio de Oliveira: Temos que avaliar que os poderes são harmônicos e independentes. A Câmara tem sua independência, mas não pode fazer uma oposição ‘burra’. Temos que fazer um trabalho junto com o prefeito, mas, isso não significa que não vamos ser nem contra e nem a favor, mas tudo aquilo que for positivo para a cidade terá nosso apoio. Já aquilo que não acharmos que seja bom para a população, vamos propor alguns projetos para melhorar a qualidade de vida. É preciso que se haja um respeito entre ambas as partes, que pressupõe uma via de mão dupla. Dentro desse contexto, tenho certeza que Poder Executivo e Legislativo vão trabalhar para uma Penápolis melhor.

Diário de Penápolis: Faça uma avaliação do primeiro mandato do prefeito João Luis.
Célio de Oliveira: Eu acho que o João Luis foi eleito em 2004 prometendo uma vida nova para Penápolis. Ao chegarmos no final dos quatros anos, na minha opinião, ele não deixou uma grande marca. Apenas teve uma continuidade dos serviços que eram prestados, tendo uma melhora em alguns aspectos e piora em outros setores. Foi uma administração média no meu ponto de vista, mas que deixou frustrada uma parte da população que esperava mais.

Diário de Penápolis: O prefeito João Luis foi empossado para um segundo mandato e a princípio o PT não tem nenhum nome para sua sucessão em 2012. Você se considera um candidato natural ao Executivo nas próximas eleições?
Célio de Oliveira: Eu costumo dizer que projeto político é muito de momento. Hoje se for fazer um levantamento, nosso nome talvez apareça, mas eu acho muito prematuro falarmos de 2012. Primeiro temos que pedir a Deus que nos dê saúde para estarmos vivos em 2012. Segundo, devemos respeitar a situação no momento, não considerando que o PT tenha um nome. Não podemos desprezar, pois o partido possui grandes pessoas que podem chegar a Prefeitura perfeitamente. O nosso nome de uma certa forma sempre será lembrado, pelo trabalho que realizamos durante estes anos.

Diário de Penápolis: Você é a favor ou contra o aumento do número de vereadores em Penápolis? Por quê?
Célio de Oliveira: Penápolis teve 17 vereadores, depois foi para 13 e atualmente possui 10. Eu penso que a cidade deveria ter 13 vereadores pelo menos, não que eu considere o número atual muito pequeno, mas sim perdeu a representatividade. Uma Câmara como a nossa que gasta metade daquilo que tem direito, é um bom exemplo para estabelecermos um aumento. Treze é um bom número de vereadores, 17 é exagerado.

Diário de Penápolis: Nas últimas eleições municipais, você fez parte de um grupo de oposição ao prefeito João Luis. Porque o candidato que você apoiou não venceu?
Célio de Oliveira: Em 2004 foi uma eleição complicada, primeiro porque o grupo ao qual eu pertencia estava no poder a oito anos e com isso fica difícil fazer um terceiro nome para sucessão. Na minha opinião os prefeitos Benone e Firmino fizeram uma boa administração. Infelizmente, o momento não era favorável a nós. Disputamos uma eleição que estava tendo um desgaste da administração pública, na qual a ‘moda’ era dar uma chance ao PT. Eles fizeram um bom trabalho, colocando a idéia na população que deveria ser dado uma oportunidade, e contando com o apoio do presidente Lula. Portanto, naquela oportunidade, o PT tinha uma ascendência muito grande. Passaram-se quatro anos e está última eleição esteve sempre aberta, onde o Cláudio Tiradentes conseguiu reunir algo importante, sendo o candidato único da oposição. Acontece que o principal fator da derrota foi o desinteresse da população, onde a população repetiu seu voto passado e alguns acabaram nem votando. A população achou que deveria ser desta forma.
(IA)

Foto: Célio de Oliveira quer fortalecer o Poder Legislativo e classificou como média a administração João Luís

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade