Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2007

Daep trabalha na conclusão das galerias do Pereirinha

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) retomou no último dia 28 as obras de construção da galeria pluvial localizada na rua Marcelo David Passeri – antiga rua 2 – no Residencial Pereirinha. As obras estavam paralisadas desde maio em razão da necessidade de intervenção em uma área de preservação permanente próxima ao Córrego do Curtume, o que exigia a autorização dos órgãos de proteção ambiental responsáveis.

O Daep recebeu as autorizações para atuação na área de preservação do córrego no início deste mês. A documentação foi encaminhada pelo DAEE (Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica) e o DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais). Esta documentação permite o desassoreamento de 0,96 hectare do córrego, além de reflorestamento de uma área de 1 hectare.

Segundo informou o diretor de Obras e Redes do Daep, Luís Carlos Capraro, a partir de agora os servidores irão realizar a instalação de uma tubulação de aço sob o asfalto ao lado da ponte. “Iremos colocar uma tubulação de 1,90 metros de diâmetro a uma profundidade de 3 metros, por onde irá passar a água do rio. O espaço já existente sob a ponte, servirá como uma espécie de ladrão para os dias de chuva, quando o volume de água for maior. Isso evitará enchentes no local”, explicou o diretor. “Após a instalação da nova tubulação de aço, o Daep irá concluir o dissipador de energia, localizado no final da galeria, e instalará também os tubos de escoamento da água da chuva na direção do rio”, acrescentou.

 

Assoreado

Esta obra de montagem de uma nova tubulação no rio foi necessária pelo fato do curso d’água estar bastante assoreado, o que não permitiria que a água captada pela galeria chegasse ao destino final, já que o nível do rio estava acima do nível da rua. Conforme explicou o assessor técnico do Daep, engenheiro Amir Gualda Ferlin, as águas das chuvas captadas pelos tubos serão direcionadas ao dissipador de energia, que serve para diminuir a força dessa água a ser despejada no manancial, evitando assim a erosão no local. Ainda sobre o novo tubo de aço, Amir disse que a profundidade em que será instalado o mesmo irá diminuir os prejuízos ambientais no local. “Esta tubulação, em um ponto mais profundo que as duas linhas de aduelas existentes no local, auxiliarão a escoar melhor a água e evitarão a erosão e o assoreamento do curso d’água” – concluiu.

 

Interdição

Para a realização dos trabalhos a ponte sobre o Córrego do Curtume, localizada na rua do Pereirinha, teve de ser interditada esta semana para o tráfego de veículos em seus dois sentidos. Desta forma, as alternativas para os motoristas são as saídas pelo Jardim Alphaville ou pelo Jardim Morada do Sol. O Daep pede a compreensão da população e prevê que em aproximadamente 15 dias a rua rua do Pereirinha volte a ser liberada ao tráfego. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade