Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/06/2010

Daep se reúne com geradores de pneus

Detalhes Notícia

Com base nas orientações do Decreto Municipal nº 3.439, de 05 de maio de 2010, e na Resolução nº 02/2010 de seu Conselho Deliberativo, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidou para uma reunião em suas dependências, todas as empresas geradoras de pneus do município para discutir a forma de coleta e descarte dos pneus inservíveis. Contando com a presença de representantes de bicicletarias, borracharias, recauchutadoras e oficinas de motocicletas, a reunião teve como foco a melhoria do recebimento de pneus inservíveis para descarte correto, visando a eliminação dos pneus dispostos em locais inadequados que prejudicam a saúde pública (focos de proliferação da dengue) e contribuir com a preservação ambiental. Durante o encontro o Daep foi representado pelo seu diretor presidente, Lourival Rodrigues dos Santos; pela diretora administrativa Vera Lúcia Nogueira; o diretor de Saneamento Fabrício Damazo, o Bissa; e o chefe de Resíduos Sólidos, Roberto Calez. Os representantes do departamento informaram aos empresários presentes que é de competência do município disponibilizar um local adequado para armazenamento dos pneus inservíveis, porém é responsabilidade dos geradores destes pneus sua coleta e transporte até este local.

Opções
Segundo o presidente Lourival Rodrigues, atualmente já existem geradores que levam estes pneus até o novo barracão que foi construído junto à Central de Tratamento de Resíduos do Daep, sendo que não existe custo algum para a empresa depositar estes resíduos no local. Porém, o Daep ainda oferece a possibilidade de, mediante pagamento apenas da taxa de transporte, veículos da autarquia para fazerem a coleta e o transporte correto até o depósito. Ainda segundo ele, a cobrança será referente somente ao transporte da empresa geradora até o barracão, sendo divididas conforme o tamanho dos pneus, sejam de bicicletas, carros, motos, caminhões ou máquinas. “O montante arrecadado mensalmente será utilizado somente para cobrir os custos operacionais de coleta e, caso o gerador não contribua com a destinação adequada, será encaminhada notificação para a Vigilância Sanitária para aplicação da legislação vigente”, disse.

Definição
Lourival ressaltou que durante a reunião algumas empresas já fizeram a opção e definiram que vão levar os pneus ao barracão; outras solicitaram que o Daep faça a coleta deste material em suas sedes. “As empresas que foram convidadas e não compareceram serão comunicadas novamente e terão novo prazo para se posicionarem sobre as opões disponíveis”, falou o presidente do Daep. Posteriormente ao recolhimento dos pneus, a Reciclanip, associação formada pelos fabricantes de pneus Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, e que atua na área de responsabilidade pós-consumo por meio da coleta e destinação de pneus inservíveis, será a responsável em recolher estes pneus usados e levá-los para reciclagem ou descarte correto, uma vez que já foi feito convênio com Penápolis para execução dessa tarefa. Para o presidente Lourival, o projeto é uma parceria entre a administração municipal e os geradores de pneus que demonstra a responsabilidade com as questões ambientais e com o estabelecimento de condições que permitam o desenvolvimento sustentável, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza e a qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos. Confira no quadro como será feito o descarte dos pneus usados em Penápolis, no jornal impresso.
Secom – PMP

Foto: Reunião contou com a presença de representantes de bicicletarias, borracharias, recauchutadoras e oficinas de motocicletas

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade