Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/11/2016

Daep recebe avaliação positiva para norma ISO 9001:2008

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Equipe de servidores durante a apresentação dos resultados da auditoria; Daep mantém certificação ISO 9001

Para avaliar a qualidade dos serviços prestados, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) passou por uma auditoria de supervisão entre os dias 23 e 25 de novembro. O resultado deste processo é a recomendação para que seja mantida a certificação do sistema de gestão da qualidade através da norma ISO 9001:2008.
A Norma ISO 9001:2008 define os requisitos mínimos que uma empresa deve ter para obter a certificação e possuir um sistema de gestão da qualidade compatível com os padrões internacionais. A norma ajuda as organizações a demonstrarem a qualidade dos seus produtos e serviços, além de atuar para agilizar os processos e torná-los mais eficientes. Entre os princípios da norma, estão foco no cliente, envolvimento de todos, liderança e a melhoria contínua dos serviços prestados.

Auditoria
Para a manutenção da norma, o Daep passou por uma auditoria em diversas áreas. A avaliação foi realizada pelo auditor Edilson Ebinger Garcia, da Fundação Vazolini, instituição gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
O processo de auditoria tem o objetivo de colher evidências de conformidade com os requisitos. Durante três dias, o auditor passou por diversos setores e cumpriu o Plano de Auditoria previamente elaborado. Na avaliação do auditor, foi detectada uma não conformidade à norma, além de três oportunidades para melhorias, mas sem relação direta à qualidade dos serviços prestados pelo Daep.
Ainda segundo o auditor, o Daep possui várias práticas diferenciadas de outras organizações de saneamento, principalmente em relação ao trabalho de educação ambiental realizado junto à comunidade. O auditor ainda destacou o comprometimento dos servidores com o sistema de gestão de qualidade.

Continuidade
O diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, relembra que em 2004, época em que também presidiu o departamento, foi iniciado o processo para a obtenção da certificação ISO 9001. “Após 12 anos, vejo a continuidade desta busca contínua para a melhoria dos serviços, sempre visando o bem estar da população”, afirma.
“Esta certificação internacional só foi possível graças à responsabilidade e à dedicação dos nossos servidores, que ao longo dos anos, se empenharam no desenvolvimento do Daep e na melhoria dos serviços prestados. Este trabalho contínuo demonstra o respeito e a preocupação com a nossa cidade”, conclui.

Alteração
Já está disponível uma nova versão da NBR ISO 9001 e todas as organizações têm até setembro de 2018 para fazer a migração de sua certificação. O Daep já iniciou capacitações para os servidores para que se adéquem as novidades.  De acordo com o presidente do Daep, a nova versão traz mudanças na gestão.
“As alterações se referem principalmente ao comprometimento dos líderes com seus processos e na análise dos riscos internos e externos da organização. A norma também está voltada ao uso de tecnologias e dá ênfase no envolvimento da liderança”, finaliza.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade