Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2021

Daep realiza curso de capacitação técnica e boas práticas sustentáveis na alimentação

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Curso foi desenvolvido de forma teórica e prática

DA REDAÇÃO

Por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (DAEP) ministrou o curso de Capacitação de Técnicas e Boas Práticas Sustentáveis na Alimentação nos dias 16 e 17 de agosto para as cozinheiras das unidades escolares. A capacitação ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Terezinha.  
O curso foi desenvolvido de forma teórica e prática com informações básicas sobre nutrição, saúde, educação alimentar e higiene. A primeira etapa focou na aquisição da matéria prima até o consumo, bem como a perda financeira e nutricional, situação esta que poderia ser modificada com o aproveitamento integral do alimento. Outro ganho apresentado é a redução de resíduos e possibilidade de diversificação do cardápio diário das unidades escolares e nas residências da população. Também foram elaboradas diversas receitas, utilizando sementes, cascas, talos e  polpas, aproveitando os alimentos integralmente sem desperdiçar nada.
A capacitação foi ministrada por Maria Aparecida Brandão, Engenheira de alimentos e  teve como objetivo capacitar as cozinheiras das unidades escolares, para o reaproveitamento integral dos alimentos estimulando a criação de receitas mais diversificadas saborosas, nutritivas e um cardápio mais balanceado. 
Segundo a Coordenadora Pedagógica do CEA, Fernanda Campachi “o curso também visa conscientizar sobre o desperdício, mostrando a melhor forma de utilizar alimentos que podem ser aproveitados, contribuindo assim para o aumento da vida útil do aterro sanitário”.
O treinamento também abordou práticas corretos sobre a manipulação correta e higiene para com os alimentos.
O Presidente do Daep, Carlos A. Bachegia ressalta que “os alunos da rede escolar serão também beneficiados, pois poderão degustar de uma alimentação mais diversificada, com maior valor nutricional, bem como as famílias dos participantes”.
A capacitação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino de Penápolis, Igreja Matriz Santa Teresinha, Sindicato Rural de Penápolis, FAESP/ SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o apoio do Programa Município Verde Azul.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade