
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
31/01/2015
Daep realiza audiência pública sobre gerenciamento dos resíduos sólidos

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidam toda a comunidade para a Audiência Pública de apresentação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. O encontro será realizado no dia 12 de fevereiro, às 19h30 na Câmara Municipal de Vereadores.
O plano traz as diretrizes e ações para uma gestão ambiental adequada e sustentável dos resíduos sólidos, conforme a Lei Federal 12.305 de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o plano define todo o processo de descarte dos resíduos.
“O plano contempla desde a geração até o descarte final dos resíduos sólidos no município, observando aspectos técnicos, operacionais, econômicos, sociais, ambientais e de participação da população”, explica. A apresentação do Plano à sociedade será feita pelo engenheiro ambiental, Fabiano de Souza.
Etapas
A elaboração do Plano Municipal passou por diversas etapas de trabalho. A primeira fase foi realizada no mês de maio de 2014, quando foram feitas reuniões com todos os segmentos da sociedade para apresentar a situação atual da coleta de diversos tipos de resíduos, acondicionamento e destinação final.
Em agosto do ano passado, a segunda etapa apresentou o diagnóstico do município aos geradores de resíduos e quais as propostas de melhoria com base na Lei Nacional. Após esses estudos, o Plano foi formulado e agora será apresentado à comunidade para que seja efetivamente implantado no município.
Coleta de lixo domiciliar não recolhe resíduos vegetais
O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) esclarece que o serviço de coleta de lixo domiciliar não recolhe os resíduos vegetais como galhos de podas de árvores, folhas e restos de limpeza de jardim, mesmo quando acondicionados em sacos de lixo. Esse tipo de resíduo deve depositado em um dos Ecopontos espalhados pela cidade.
Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a coleta de lixo domiciliar é responsável apenas pelo recolhimento do lixo orgânico, ou seja, de restos de alimentos, resíduos de higiene pessoal e outros resíduos domiciliares.
“Os resíduos vegetais devem ser levados nos Ecopontos, assim como entulhos em pequeno volume. Todos somos responsáveis por dar a destinação correta aos resíduos que produzimos e só assim conseguiremos melhorar a gestão dos resíduos sólidos. Cada tipo de material, deve ser encaminhado para o local apropriado. No caso dos resíduos vegetais, os locais corretos são os Ecopontos”, esclarece Sìlvia.
Vale ressaltar que Penápolis possui cinco Ecopontos que estão localizados em bairros estratégicos e funcionam todos os dias, das 7h às 19h, inclusive finais de semana e feriados.
Confira a localização dos Ecopontos em Penápolis:
- Jardim Pevi (Rua Elidio Ribeiro, 400)
- Jardim Tropical (Rua Matias Martins Garcia, 739)
- Parque Industrial (Rua Francisco Colnaghi, 850)
- Jardim Del Rey (Avenida Avelino Bilche Filho, 1190)
- Cidade Jardim (Avenida Maria Rosa Passafaro, 1050 - entrada pela lateral)
Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Estrada: mãe caminhoneira conta desafios e alegrias da profissão
CIDADE E REGIÃO
Câmara Municipal votará 4 projetos nesta segunda-feira
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.