Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/02/2016

Daep realiza ações para resolver turbidez da água em algumas regiões

Ciente da ocorrência de casos de turbidez irregular da água em torneiras nas residências de determinadas regiões da cidade, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) está tomando diversas providências para corrigir o problema. Com isso, a situação será resolvida definitivamente nos próximos dias.
A diretora administrativa do Daep, Vera Lúcia Nogueira, tranqüiliza a população dos bairros atingidos pelo incômodo, informando que a água captada vem sendo distribuída seguindo as exigências da Portaria do Ministério da Saúde nº 2914, portanto apesar da alteração de cor, não oferece perda da qualidade.
“Não se trata de barro ou sujeira. É turbidez, ou seja, transparência reduzida. Claro que isso não é aceitável, nem estamos justificando, pois sabemos que a população tem o direito ao produto 100% límpido e é para isso que estamos agindo”, afirmou ela.
Os problemas foram detectados em algumas residências localizadas em bairros como Jardim Del Rey, Village, Village Regina, Jardim do Lago I ao IV, Vila Gardim e Jardim São Vicente.

Limpeza da Adutora
De acordo com o engenheiro civil do Daep, Amir Gualda Ferlin, verificou-se que o ocorrido se dá no trecho após a saída do reservatório que abastece essa região, até as residências. “Por isso programamos para os próximos dias a instalação de um registro de descarga na adutora que leva a água até as casas nesta área afetada. Faremos uma limpeza geral na adutora para acabar de vez com o problema”, informou ele.
“Mas a comunidade pode ficar tranqüila porque vamos nos programar e avisar com antecedência como será este procedimento. Faremos o aviso prévio. Divulgaremos amplamente em jornais, rádio, internet e carro de som na rua”, completou.
“Além disso, quando tivermos de fazer a interrupção no fornecimento, necessária para a limpeza da adutora, será por um período de poucas horas, cerca de 3 a 4 horas aproximadamente, e após a meia noite, para que a população não seja tão prejudicada”, garantiu.

Reservatório
O engenheiro Amir disse ainda que, por determinação do prefeito Célio de Oliveira, também já está programada para breve a limpeza geral do reservatório que abastece a região da cidade onde foi registrado o problema.
“Estamos elaborando este plano em caráter preventivo. Faremos a lavagem em breve, inclusive com a recuperação de toda a água reservada”, disse ele.

Rotina
Além de determinar ao Daep a lavagem do reservatório, o prefeito Célio de Oliveira também determinou ao departamento que a partir de agora seja esquematizada uma espécie de rodízio de rotina para limpeza freqüente das adutoras que levam água a todas as residências de Penápolis, em caráter de prevenção.
“Apesar de ter havido registros em poucos locais, se compararmos com um universo de 27 mil ligações de água que temos em Penápolis, faremos a limpeza com freqüência como prevenção, adotando medidas que preservarão a comunidade de eventuais contratempos”, garantiu o prefeito Célio de Oliveira.
“Estamos trabalhando no sentido de devolver a qualidade na distribuição do nosso precioso líquido, como sempre foi a marca registrada do Daep. Com toda certeza, o problema será resolvido. Obrigado a todos pela compreensão”, concluiu o prefeito de Penápolis.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade