Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/03/2014

Daep realiza 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente dias 27 e 28

A Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convidam toda a comunidade para participar do 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente que será realizado nos dias 27 e 28 de março, cujo tema será “Resíduos Sólidos: O lixo Nosso de Cada Dia - Desafio para a  Destinação Correta”. 
A abertura oficial do evento acontecerá na quinta-feira, 27, a partir das 19h30, no Teatro Lúmine. Haverá inscrições para os candidatos ao Conselho Gestor de Saneamento Ambiental, apresentação das ações realizadas pelo Daep e palestras com as autoridades no assunto especialmente convidadas para o evento: a engenheira Heliana Kátia Tavares Campos, especialista em Saneamento Básico e Mestre em Desenvolvimento sustentável e também o engenheiro químico Fernando Antônio Wolmer, que trabalha na Cetesp há 35 anos. 
As atividades do 11º Fórum continuam na sexta-feira, dia 28, a partir das 19h, na E.E. “Dr. Carlos Sampaio Filho”, com a divisão dos grupos de trabalho para discussão, aprovação das propostas em plenária e eleição dos representantes dos usuários ao Conselho Gestor de Saneamento Ambiental (2014-2016). Também haverá a posse dos alunos eleitos para o Conselho Mirim. 
Segundo explicou a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayume Shinkai de Oliveira, o Fórum é uma ferramenta de planejamento, criada desde 1994, que vem consolidando a participação da população na gestão pública, colaborando para o desenvolvimento dos serviços prestados pelo Daep. 
“O objetivo dos encontros é discutir questões socioambientais para garantir qualidade de vida aos penapolenses; trocar experiências e ideias com a sociedade em geral para planejar estrategicamente ações do Daep para o próximo biênio”, disse Sílvia Shinkai. 
De acordo com ela, é muito importante sensibilizar a população sobre o descarte correto do lixo. “Ainda há lixo depositado em vários locais impróprios na cidade como sarjetas, terrenos baldios, bueiros, rios, beira de estradas, praças, entre outros, que além de deixar o ambiente sujo e com aspecto de abandono, coloca em risco a saúde de todos”, finalizou a presidente do Daep. Secom – PMP

 

Confira a programação: 

Dia 27/03 (quinta-feira) Cine Teatro Lúmine
19h30 - Início de inscrições para condidaturas ao Conselho Gestor do Saneamento Ambiental para o biênio março 2014 - março 2016.
20h - Composição da mesa de autoridades e abertura oficial do 11° Fórum de Saneamento e Meio Ambiente.
20h30 - Apresentação das ações realizadas no biênio 2012- 2014 pelo DAEP.
21h - Palestra: “Plano de Gestão Integrado dos Resíduos Sólidos Urbanos” - ministrada pela Eng. Heliana, Kátia Tavares Campos (Especialistas em Saneamento Básico e Mestre em Desenvolvimento Sustentável, foi Superintendente de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, idealizadora do Fórum Nacional Lixo e Cidadania pelo UNICEF, consultora do MMA e da ASSEMAE. Possui diversas publicações técnicas e proferiu palestras e cursos no Brasil, Argentina, México, Venezuela, Uruguai, Chile, Péru, Paraguai e Portugal).
21h30 - Palestra: “O papel da CETESB e do cidadão para tratamento e destino correto de resíduos sólidos” - mistrada pelo Eng. Fernando Antônio Wolmer (Engenheiro Quimico, Trabalha na CETESB há 35 anos, dando assistência aos munícípes na gestão de resíduos).
22h - Encerramento com coquitel.

Dia 28/03 (sexta-feira) E.E.”Dr. Carlos Sampaio Filho”
19h - Abertura de inscrições para participação do Fórum e para Candidaturaas ao Conselho Gestor do Saneamento Ambiental para Biênio março 2014 - março 2016.
19h30 - Informações gerais dos trabalhos.
19h40 - Divisão dos Grupos de Trabalho para discussão.
21h00 - Encerramento dos trabalhos em grupos e inscrições para candidatos ao conselho.
22h - Plenário para aprovação das propostas,.
23h - Eleição dos representantes do usuário ao conselho Gestor do Saneamento Ambiental e Encerramento oficial e apresentação dos 6 representantes eleitos para o Conselho Gestor do Saneamento Ambiental. Posse dos 3 representantes do Conselho Mirim para biênio março 2014 - março 2016.


Fórum elegerá novo Conselho Gestor do Daep

O 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente que acontecerá dias 27 e 28 de março, além de planejar e definir as ações que deverão ser executadas no município em prol ao meio ambiente, também irá eleger o novo Conselho Gestor de Saneamento Ambiental do Daep para o biênio 2014-2016. 
Qualquer cidadão pode se candidatar ao Conselho Deliberativo do Daep, desde que seja maior de 18 anos e morador da cidade. Ao todo serão eleitos seis representantes da comunidade que poderão contribuir com o trabalho do Daep. As inscrições serão feitas nos dois dias do evento e a eleição dos candidatos acontecerá no dia 28, sexta-feira. O Conselho Gestor de Saneamento Ambiental é responsável por deliberar sobre diversos assuntos de interesse público e do Departamento com mandato de dois anos. 

Reconhecimento
Membros do atual Conselho Gestor do Daep tiveram a última reunião ordinária ocorrida no dia 19, quando a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai Oliveira, agradeceu a todos pelo trabalho desenvolvido no período de abril de 2012 a março de 2014, contribuindo  com a política de saneamento do município. 
Após a reunião foram entregues certificados aos membros do Conselho Gestor, em reconhecimento ao trabalho voluntário (sem remuneração) efetuado por essas pessoas nos últimos dois anos. “É gratificante ver pessoas que se dispõe a doar  de seu tempo, deixando muitas vezes seus afazeres para contribuir  com a promoção da qualidade de vida da população por meio de uma política de saneamento feita com seriedade no município pelo Daep há quase 36 anos”, ressaltou Sílvia Shinkai. 

Composição
O atual Conselho Gestor do Daep (até 31 de março) é composto pelos seguintes membros: Amir Gualda Ferlin - Representante da Área Técnica do Daaep; Antonio Augusto Cervigne Mazzo - Representante da Secretaria Municipal de Obras; Célia Catharina Modena Gonçalves - Representante dos Usuários Residenciais; Julio César Barreto - Representante do CIRL; Francisco Ribeiro - Representante da ACE; José Luiz Beneciuti - Representante das Entidades Assistenciais; José Olympio Salgado Veiga - Representante da OAB; Lenise Patrocínio Pires Cecílio - Representante da Secretaria Municipal de Saúde; Luís Carlos Capraro - Representante da Área Operacional do Daep; Luzia Ambrozini Augusti - Representante da Secretaria de Municipal de Educação; Márcia Monteiro Manzano - Representante dos Usuários Residenciais; Mariângela Alexandrino Aguiar - Representante da Área Administrativa do Daep; Moacir José do Nascimento - Representante dos Usuários Residenciais; Neuman Pinheiro - Represente dos Usuários Residenciais; Newton Geraissate - Representante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis; Roberto Nunes Ferreira - Representante dos Usuários Residenciais; Sebastião de Almeida Lobo - Representante dos Usuários Residenciais; Sérgio Eduardo Rodrigues - Representante da Secretaria Municipal de Agricultura; e Capitão PM Mozar Messias de Souza Filho - Representante da Polícia Ambiental.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade