Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/02/2014

Daep promove dia de mobilização no Parque Santa Leonor

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Faixas de orientação foram instaladas no Parque Santa Leonor nesta semana

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) promoverá na próxima sexta-feira, 28, um dia de mobilização e orientação das pessoas que frequentam o Parque Santa Leonor para a importância do descarte correto do lixo.
A equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental) desenvolverá diversas atividades de sensibilização com a comunidade, em especial no período da manhã e final da tarde, quando é maior o fluxo de pessoas que utilizam o Parque Santa Leonor. O objetivo da intervenção é encontrar alternativas para manter a limpeza e preservar o local que é frequentado por crianças, jovens, adultos e idosos, e até mesmo famílias que buscam um lugar agradável para o lazer.
No período da manhã, a equipe do Centro de Educação Ambiental e do setor de Coleta de Resíduos Sólidos do Daep farão a orientação dos comerciantes e moradores do entorno do Parque e também dos munícipes que fazem caminhada às margens do córrego.
No final da tarde, a partir das 18h, será realizado um pedágio e também um bate papo com os jovens que frequentam o espaço, destacando a importância de cada um para a preservação dessa área de lazer.

Lixeiras
As lixeiras instaladas ao longo do córrego Santa Leonor não estão sendo utilizadas de forma correta pela comunidade. Alguns moradores do entorno usam as lixeiras como caçambas, depositando o lixo doméstico, poda de jardim e quintal, o que não é adequado, pois a lixeiras ficam abarrotadas, não cumprindo a sua finalidade.
O Daep faz a coleta do lixo doméstico diariamente, portanto, os moradores devem depositar o lixo em frente às residências para a coleta. As lixeiras do Parque Santa Leonor devem ser utilizadas pelos visitantes, para o descarte de embalagem, latinhas de refrigerantes, mantendo o espaço limpo e preservando a natureza.

Projeto
A intervenção no Parque Santa Leonor, faz parte do projeto “A cidade que queremos”, elaborado e desenvolvido pelo CEA, cujas ações iniciam pelo Parque, mas serão realizadas com a população de todos os bairros da cidade, ao longo deste ano e início de 2015.  
De acordo com o Daep, ainda há lixo depositado em vários locais impróprios na cidade como sarjetas, terrenos baldios, bueiros, rios, beira de estradas, praças, entre outros. “O projeto visa sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo, pois quando depositado em local impróprio, além de deixar o ambiente sujo e com aspecto de abandono, coloca em risco a saúde de todos”, comentou a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

Secom – PMP


Cidadãos responsáveis colaboram com o meio ambiente

O município de Penápolis é exemplo nacional pela qualidade de serviço prestado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). Entretanto, para que o trabalho da autarquia alcance seu objetivo, é necessário a colaboração da população, com atitudes conscientes que ajudam a preservar o meio ambiente.
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, cidadãos responsáveis adotam práticas como a coleta seletiva, a reciclagem, reduzem o consumo de recursos naturais. “Mas ainda é preciso ir além: temos que orientar outras pessoas, exigir mudanças de atitudes, mostrar que somos consumidores conscientes e comprometidos com o meio ambiente, começando pela nossa casa, nossa escola, nosso ambiente de trabalho, nossa comunidade e nossa cidade”, comentou.
Vale lembrar que o Daep realiza a varrição das ruas e avenidas, além da coleta do lixo orgânico e reciclável, animais mortos e Resíduos Sólidos de Saúde todos os dias da semana. É importante respeitar o cronograma da coleta do seu bairro para contribuir com a limpeza pública da cidade.
Para pequenas quantidades de entulhos de construção e galhos de podas de árvores existem quatro Ecopontos que funcionam todos os dias, das 7h às 19h, inclusive aos finais de semana e feriados. Para quantidades maiores de entulho existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.
“Pequenas atitudes geram grandes resultados. Se cada um fizer a sua parte, teremos um ambiente mais saudável com uma cidade mais limpa, pois as atitudes tomadas hoje serão refletidas no futuro”, finalizou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade