Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/07/2017

Daep promove capacitação de práticas sustentáveis para produtores rurais

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
A capacitação será ministrada pelo biólogo João Covolan (esq.). Na foto, com sua irmã, Mariana Covolan

O Daep (Departamento Autônomo de Água de Esgoto de Penápolis) informa que no próximo sábado, 29, será realizada uma capacitação sobre “Técnicas de Boas Práticas Sustentáveis” direcionada aos produtores rurais da cidade. A capacitação acontecerá das 7h30 às 13h, no Sítio Panorama, em Penápolis. A atividade é gratuita e os produtores interessados podem fazer sua inscrição no dia do evento. 
A capacitação tem o objetivo de proporcionar aos produtores rurais da cidade e região uma vivência prática em sistemas agroflorestais. Essa prática propicia ao agricultor: segurança alimentar, rentabilidade diversa e de longo prazo, além de preservar o solo e suas águas. 
Durante o encontro, os participantes aprenderão noções teórico-práticas de dinâmica de sistemas agroflorestais sucessionais com a implantação de canteiro. A capacitação será ministrada pelo biólogo João Covolan, que trabalha com agrofloresta desde 2011.
O sistema de agrofloresta é uma técnica de cultivo baseada nos ensinamentos do agricultor suíço Ernst Gotsch, que alia princípios agroecológicos de recuperação e conservação de solo com a reprodução dinâmica sucessional dos ambientes florestais. 
A capacitação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Penápolis, o Daep e o Sítio Panorama, com apoio do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) que fez a distribuição de convites aos produtores rurais. 
Atualmente, o biólogo João e sua irmã Mariana Covolan estão implementando um módulo agroflorestal na propriedade da família e já atendem clientes em Penápolis e região. “A técnica de agrofloresta pode ser reproduzida em diversas escalas, desde que respeitados seus princípios, como o de acúmulo de energia no sistema”, explicou João Covolan. 
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fábio Pereira da Silva, essa capacitação vem ao encontro das ações do governo municipal que visam preservar o meio ambiente através de atitudes cotidianas voltadas à sustentabilidade. 

Serviço 
Capacitação: “Técnicas de Boas Práticas Sustentáveis”
Data: 29 de julho (sábado) – 7h30 às 13h 
Local: Sítio Panorama (rua Augusto Pereira de Moraes, s/n, ao lado do Condomínio Paineiras – Penápolis). 
Gratuito. 

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade