Classificados

VÍDEOS

LIVE SOLIDÁRIA BANDA TUNA
Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/04/2008

Daep promove a Semana da Conservação do Solo

Detalhes Not�cia

Tiveram início ontem, em Penápolis, as atividades em comemoração ao Dia da Conservação do Solo, lembrado em todo o Brasil no dia de hoje, 15 de abril. As atividades começaram com a exposição “Ações sustentáveis para a promoção e desenvolvimento da qualidade de vida em Penápolis”, que está aberta à visitação pública até amanhã, durante a 1ª Semana de Agronegócios da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis). Além da montagem da exposição, de hoje até sexta-feira, dia 18, acontece no saguão da Prefeitura Municipal, a exposição “Manejo Conservacionista do Solo”. Trata-se de uma mostra das atividades executadas pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado; a entidade tem como objetivo proteger o Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento urbano de Penápolis.
Para atingir seu objetivo o consórcio realiza ações de conservação do solo, como execução de terraços, curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais, recomposição ciliar e reflorestamento de áreas deterioradas.

Reposição de mudas
Hoje, a partir das 08h, será realizada uma atividade de reposição de mudas nativas na área verde do bairro Jardim Del Rey. A referida área fica localizada na Rua do Mineiro, próxima ao Banespinha. A atividade de reposição de mudas nativas será executada em parceria com educadores e alunos do Barracão Comunitário Alto das Brisas. Para completar as ações que marcam a Semana de Conservação do Solo na cidade, nesta quinta-feira, 17, haverá uma visita à nascente do Ribeirão Lajeado. Esta atividade será monitorada pela equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental do Daep). A visita à nascente do Lajeado foi elaborada especialmente para os coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e também as escolas de Ensino Médio, além de coordenadores dos Barracões Comunitários do município. As atividades em homenagem ao Dia da Conservação do Solo são organizadas e realizadas pelo Daep com a colaboração do CEA. Apóiam as ações o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, Prefeitura Municipal e Funepe.

Importância
Para o diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a data merece ser lembrada já que o solo é mais que uma porção de terra onde se planta e tem grande importância para a vida de todos os seres vivos do planeta.
“É do solo que o homem e os animais tiram seu sustento e sobre ele é que construímos nossas casas”, disse. Segundo Lourival, existem uma série de problemas que podem levar à degradação do solo, em especial a ocupação desordenada, erosão, queimada e assoreamento. “Para que o solo seja utilizado adequadamente é imprescindível o planejamento adequado visando a utilização racional do solo e maior conservação dos recursos naturais”, acrescentou.
“Há tempos Penápolis adota práticas conservacionistas, com destaque para proteção e recomposição das matas ciliares, trabalho este muito bem feito pelo Consórcio Ribeirão Lajeado”. O coordenador do consórcio, Carlos Alberto Feltrin, lembrou da responsabilidade das pessoas para com a preservação do solo.
“O papel do ser humano é fundamental para evitar a depredação do solo, de forma a garantir sua própria existência e da biodiversidade”. Secom – PMP

Foto: Em 2007, crianças auxiliaram no plantio de mudas no Jardim Alphavillle; hoje as crianças realizam o plantio no Del Rey

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2021 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade