CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
16/09/2010
Daep promove 9ª SIPAT com palestras e musical
Com o objetivo de mostrar aos servidores a importância da prevenção de acidentes, tanto no trabalho como fora dele, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) deu início na terça-feira, 14, à 9ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat.
As atividades desenvolvidas durante a semana, que é obrigatória, cumprem determinação da portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (DSST n° 8/99), na qual a empresa proporciona aos seus colaboradores momentos de informações a respeito de prevenção e conscientização, quanto a segurança e acidentes no trabalho, objetivando principalmente transmitir informações importantes para a saúde do colaborador.
Vários servidores, de todas as áreas do Daep, estiveram presentes e puderam acompanhar a palestrante do dia, a psicóloga da Fundação Nelly Jorge Colnaghi, Inês Peters, que falou sobre relacionamentos profissionais, mostrando diversos momentos onde pequenas atitudes fazem muita diferença no contato com os colegas de trabalho.
Um dos exemplos apresentados pela palestrante foi no quesito exigência. Segundo ela, as pessoas entendem como normal ‘empurrar’ o serviço para alguém, quando precisa de alguma coisa que depende de outra pessoa. Para Inês Peters, o costume de chegar e pedir para o colega de trabalho fazer, sem nem mesmo agradecer o serviço, não pode fazer parte da rotina ou do cotidiano das pessoas. “São pequenas atitudes, como o agradecimento, que podem e fazem a diferença”.
Ela explicou ainda que são pequenas atitudes como essa que podem fazer diferença na relação interpessoal. “Um muito obrigado, um simples gesto de carinho e atenção podem significar muito para uma pessoa. Quando apenas levamos o serviço para alguém e dizemos ‘toma, faça isso pra mim’, nós estamos agindo de maneira superior”, destacou a palestrante, enfatizando que “as pessoas precisam ser mais humildes, honrando os valores, como o respeito e a atenção para com o próximo”.
Musical
Após a palestra ocorreu uma apresentação musical, ao vivo, por Daiana Lisboa, Mônica Gomes, Janaína Violin e Jéssica Gabriele, atrizes do Grupo Municipal de Teatro, coordenado pelo professor Luís Colevatti.
A música interpretada, que fala sobre equipamentos de proteção que acompanham o trabalhador desde o seu primeiro dia de trabalho até sua aposentadoria, foi uma paródia criada pelo servidor do Daep e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Mauro Lúcio Salmente, com base na canção ‘O caderno’, de Toquinho.
Para o Diretor Presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, a autarquia vem avançando no trabalho da prevenção da saúde e da segurança dos servidores. “Estamos em implantação da Norma OHSAS 18001.2000, referente à saúde e segurança, com objetivo de proporcionar melhorias para que os servidores executem suas tarefas com qualidade e completa segurança”.
Ontem, quarta-feira, a SIPAT prosseguiu com a apresentação sobre Segurança no Trânsito, com Luiz Carlos Teixeira, do Centro de Formação de Condutores.
Hoje, 16, será a vez da médica Helga Engel Domingues proferir uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. No encerramento do evento, nesta sexta-feira, haverá apresentações sobre Meio Ambiente, com a equipe do Centro de Educação Ambiental.
Secom – PMP
Foto: Segundo a palestrante Inês Peters, da Fundação Colnaghi, pequenas atitudes podem fazer a diferença na relação interpessoal
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.