Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/02/2008

Daep lança projeto “Coleta do óleo de cozinha”

Está marcado para o próximo sábado, 16, o lançamento oficial do projeto “Coleta do óleo de cozinha”, idealizado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) em parceria com a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).
Segundo explicou a diretora administrativa do Daep, Vera Lúcia Nogueira, a coleta do óleo comestível vai atingir todas as residências da cidade e será feita uma vez por mês, aos sábados. Os bairros foram divididos em quatro setores e cada sábado do mês, será feita a coleta de um setor (ver box).  “No primeiro sábado do mês, a coleta será feita no setor 1; no segundo sábado, no setor 2 e assim sucessivamente”, orientou Vera. “Como vamos iniciar a campanha dia 16 de fevereiro, que é o terceiro sábado do mês, a coleta vai percorrer os bairros referentes ao setor 3”, esclareceu.
A coleta do óleo de cozinha será semelhante à coleta do material reciclável. A Corpe vai percorrer os bairros no período da manhã, recolhendo o óleo comestível devidamente acondicionado em garrafas plásticas. Durante o trabalho, os caminhões também vão tocar o jingle da campanha da coleta de óleo.
“Para o lançamento do projeto, serão distribuídos panfletos explicativos e um funil para cada residência. Os cooperados também vão estar orientando a população sobre a forma de armazenamento do óleo de cozinha, que pode ser feito com garrafas plásticas”, acrescentou a diretora do Daep.
O Daep acredita que essa iniciativa vai contribuir para a preservação do meio ambiente e espera contar com a conscientização da comunidade penapolense. Em uma pesquisa por amostragem realizada pelo Departamento, foi constatado que a maioria da população joga óleo comestível no ralo, que é um procedimento inadequado. “Mas também a maioria dos entrevistados disse que vai armazenar o material para a coleta mensal”, afirmou Vera. “Contamos com população para que a coleta do óleo de cozinha seja tão eficiente quanto a coleta seletiva que já é realizada há muitos anos pela Corpe”, destacou.
O resíduo coletado pela Corpe será comercializado. Dessa forma, a cidade fica livre das complicações causadas pelo óleo despejado em local inapropriado e os cooperados se beneficiam com a renda da comercialização do óleo comestível.

A importância de reciclar
O óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente. Segundo especialistas, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água. Esse volume de água é suficiente para o consumo de uma pessoa durante o período de 14 anos. O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática e provoca a falta de oxigênio por exterminar com os fitoplânctons, espécie de algas microscópicas. E o óleo que permanece nos rios, provoca a impermeabilização dos leitos e agrava as enchentes.
Ao ser jogado no ralo da pia, o óleo provoca entupimento das tubulações e contribui para o de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto. Além de causar mau cheiro, o lançamento de detritos impregnados de gordura na rede de esgoto, acaba provocando a incrustação nas paredes da tubulação e conseqüente a obstrução das redes coletoras. De acordo com o Daep, o óleo quando descartado na pia aumenta em até 45% no custo referentes ao tratamento de esgoto.
Secom – PMP

Confira os bairros de cada setor:

SETOR 1 (1º sábado)
Residencial Silvia Covas, Residencial Pereirinha; Residencial Haroldo Camilo; Residencial Colina Verde; Parque dos Girassóis; Residencial Jardim Tropical; Residencial Atlântida; Esplanada; Residencial Santa Leonor; Jardim dos Sonhos; Residencial Dois Irmãos; Vila Ariovaldo; Jardim Morada do Sol; Cipreste Ville; Parque Residencial Santa Leonor
Parque Industrial; Jardim Morumbi; João de Barro; Jardim Paraíso; Jardim Eldorado; Jardim Bela Vista; Jardim Ipê; Jardim Premier; Jardim Canadá
Jardim Aeroporto; Jardim Tókio; Jardim Brasília; Vila Popular; Distrito Industrial; Jardim Pôr do Sol; Chácara Recreio Mirage

SETOR 2 (2º sábado)
Jardim Alphaville; Jardim Panorama; Vila Santo Antonio; Vila Independência; Vila Fátima; Vila América; Jardim Ercília; Jardim Santa Cecília; Vila São Joaquim; Bairro Jardim; Jardim São Paulo; Jardim Alvorada; Residencial Mário Sabino; Residencial Fernanda; Santo Antonio; Cidade Jardim; Residencial Jardim do Lago I, II e III

SETOR 3 (3º sábado)
Vila Martins; Vila São Vicente; Jardim Primavera; Vila Paraíso; Parque Residencial Oliveira; Jardim Guanabara; Vila Formosa; Vila Santa Teresinha; Residencial São Fernando; Residencial Monreal; Residencial Cagliari; Residencial Gargione; Residencial Palmares; Village Regina; Portal dos Faveiros; Alto das Brisas; Residencial Village; Izabella Carolina; Residencial Miguel Barbeiro; Jardim Del Rey; Residencial Ana Paula; Residencial Regina Célia; Residencial Flávia

SETOR 4 ( 4º sábado)
* Centro (Rua Augusto Pereira de Moraes a Rua Tiradentes; Av. Rui Barbosa a Av. Santa Casa)
Vila Aparecida; Vila Peres; Vila Mateus; Jardim Planalto; Jardim Ipiranga; Vila Rocha; Jardim Boa Vista; Vila Altimari; Vila Edejama; Jardim Paula Pereira; Residencial Florença; Vila Santos; Jardim Shangrilá; Vila Paulista; Vila Gardim; Residencial São Francisco; Jardim Pevi; Residencial Rosa Alberton

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade