Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/01/2019

Daep: Laboratório tem qualidade atestada por norma internacional

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Após avaliações, o laboratório que analisa a qualidade da água recebeu acreditação na norma ISO 17.025

Após um período de avaliação, o laboratório de controle da qualidade da água e efluentes do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) recebeu a acreditação da Norma NBR ISO/IEC 17.025:2017. Esta é uma norma técnica internacional que atesta a competência dos laboratórios em análise da qualidade da água.
Após auditoria externa realizada em junho de 2018, os auditores Alessandro Souza e Gilmar José do Valle, da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, verificaram a conformidade dos processos em relação aos requisitos da norma. Desde então, o processo seguiu o trâmite para a acreditação da norma.
Esta norma internacional que é aplicada em laboratórios de ensaios e calibração. O objetivo é estabelecer um padrão internacional para comprovação de que os ensaios realizados no laboratório acreditado executam suas atividades com precisão e garantem que o resultado final das analises sejam de alta qualidade.
O Daep conquistou a acreditação dos ensaios de cor aparente, fluoreto, turbidez, bactérias heterotróficas, coliformes totais e Escherichia coli, cloro residual livre, PH, temperatura e amostragem. Todas essas avaliações são utilizadas para atestar a qualidade da água distribuída a população.
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, explicou a importância de o laboratório ter sido reconhecido pela norma internacional. “Esta é comprovação de que o Daep segue rigorosamente todos os exames necessários para verificar se a água tem qualidade máxima para ser distribuída”, afirmou.
Batata ainda acrescentou que a norma é uma inovação do Daep, pois poucos laboratórios de órgãos públicos são acreditados por esta norma. “Apenas uma autarquia municipal no estado de São Paulo possui esta certificação. É um processo bastante rígido, mas que ao ser concluído, são os cidadãos penapolenses que ganham um controle da qualidade da água com padrão internacional”, concluiu o presidente do Daep. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade