Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/01/2016

Daep executa melhorias na Estação de Tratamento de Água

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Os servidores do Daep retiraram todas as camadas de materiais, substituindo por novos componentes

Novamente investindo na qualidade da água oferecida à população, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) substituiu mais um leito filtrante da ETA – Estação de Tratamento de Água. A regeneração do filtro foi realizada na última semana de dezembro e corresponde a segunda fase de troca dos quatro filtros existentes. A primeira substituição ocorreu em junho de 2015 e os outros dois filtros serão regenerados ainda neste ano de 2016. 
Nessa segunda etapa de substituição do leito filtrante, foram investidos cerca de R$30 mil com recursos próprios do Daep. O investimento é necessário para melhorar o processo de filtragem, tornando-o mais rápido e permitindo que ele permaneça em conformidade com os valores das análises físico/químicas previstas por lei. Dessa forma, fica garantida a qualidade da água que chega às torneiras da população penapolense.
De acordo com a diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira, os quatro leitos filtrantes da ETA já estavam desgastados e não eram trocados há mais de 22 anos.
“A filtragem é um dos processos de transformação da água bruta em água potável. Com a troca dos quatro filtros, que deverá ser concluída em 2016, teremos um processo mais rápido e com mais qualidade”, explica.

Leitos filtrantes
Os leitos filtrantes da ETA são constituídos por diversas camadas compostas por carvão, areia, pedregulho e crepina (uma espécie de dreno). Para executar a substituição completa dos filtros, os servidores do Daep retiraram todas as camadas de materiais, substituindo por novos componentes. 
Os novos leitos filtrantes devem realizar uma filtração mais rápida, com ótima qualidade, atingindo valor de turbidez melhor do que o permitido por lei, que é até 0,5 NTU (unidade de turbidez nefelométrica) na saída dos filtros. A medição do nível de turbidez da água é feita a cada duas horas e os valores são registrados nos boletins diários da Estação de Tratamento de Água.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade