Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/05/2019

Daep: Estação de tratamento do lodo recebe melhorias

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os componentes dos leitos de secagem foram substituídos, recuperando a capacidade máxima de filtragem

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou neste mês uma reforma da estação de tratamento de lodo, localizada junta à ETA (Estação de Tratamento de Água). A obra consiste na substituição dos filtros e de outros materiais que compõem o leito de secagem.
A estação de tratamento de lodo é composta por quatro leitos de secagem e é uma das etapas do tratamento de água para o abastecimento público. Nesta fase, a parte sólida do lodo gerado durante o tratamento é separada por meio de filtragem da água. O líquido retorna para o tratamento, reduzindo as perdas no processo a apenas a parcela que evapora. 
A parte filtrante dos leitos de secagem é composta por mantas geotêxteis, telas e grelhas, matérias com vida útil limitada e que se encontram deteriorados. O tratamento do lodo foi construído em 2008. Esta a primeira manutenção para recuperar sua perfeita condição operacional, visto que atualmente os leitos encontram-se com capacidade de filtragem reduzida. 
O Daep adquiriu novas mantas, telas e materiais para fabricação das grelhas a serem substituídas, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 70 mil. Com intuito de reduzir custos e de obter uma execução de qualidade, a reforma será realizada pela própria equipe de servidores, com previsão de término para o mês de julho.
As novas telas serão galvanizadas e terão revestimento em PVC e as novas grelhas serão fabricadas em aço inoxidável, materiais com maior durabilidade com relação aos que antigos. 
De acordo com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, foram adquiridos materiais com maior vida útil do que os aplicados anteriormente nos leitos de secagem. “Já planejamos uma melhoria que tenha maior durabilidade e que possibilite, em uma reforma futura, uma intervenção mais simples e de menor custo, substituindo apenas as mantas geotêxteis, com aproveitamento das telas e grelhas feitas em materiais de maior resistência”, explicou o presidente.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade