Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2019

DAEP em 2018: Laboratório avalia mais de 10 mil amostras de água

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Amostras são coletadas em diversos pontos do Ribeirão Lajeado, além da avaliação da água na rede de distribuição

O Laboratório do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou, em 2018, 10.306 ensaios em diversos parâmetros para avaliar a qualidade de água. As amostras foram coletadas na água bruta captada do Ribeirão Lajeado e na água distribuída à população após tratamento.
Logo na saída do tratamento de água, o laboratório avaliou 26.733 parâmetros que são indicadores da qualidade da água, incluindo aspectos físicos, químicos e biológicos. Também é monitorada a qualidade de água na rede de distribuição de toda cidade.
O Laboratório conta com uma equipe de seis servidores municipais, possui um veículo apropriado para coleta de amostras e um laboratório físico-químico e outro microbiológico dotado de equipamentos calibrados para realizar os ensaios dentro das normas de segurança e confiabilidade. 
O presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, explicou que esse monitoramento tem a finalidade de garantir que a água consumida pela população atenda aos limites exigidos pelo Ministério da Saúde. 
“O laboratório dispões de equipamentos e pessoal capacitado que garantem a qualidade da água distribuída para a população. Por isso, o Daep é referência para outras autarquias municipais”, destacou o presidente.
Após quase dois anos de adequações, o Laboratório conquistou neste ano a acreditação da norma internancional NBR ISO/IEC 17025:2017 que atesta a qualidade das avaliações realizadas pelo Laboratório.  

Outras análises
Além da demanda interna, o Laboratório do Daep realiza análises de particulares, atendendo produtores rurais, hospitais, usinas, condomínios de lazer e outros. Todos estes serviços são realizados mediante cobrança.  
No ano de 2018, foram realizados 820 parâmetros no total de 172 pedidos de análises em amostra particular. Grande parte desses produtores são fornecedores de matéria prima para indústrias alimentícias.
Também são monitoradas as Lagoas de Estabilização, onde são tratados os efluentes, com pontos de coleta nas entradas (afluentes) e nas saídas (efluentes) do complexo 1 e 2. No Ribeirão Lajeado, são coletadas amostras nos pontos antes do lançamento do esgoto tratado e 100 metros após. 
Outros seis pontos do Ribeirão Lajeado são avaliados: Nascente, próximo à Marechal Rondon, Captação, ponte na estrada do Colégio Agrícola, ponte na Assis Chateaubriand e na Confluência, onde o Lajeado encontra os rios Bonito e Tietê.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade