Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/12/2017

Daep e Vigilância Epidemiológica buscam novas alternativas contra vetores

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Em reunião, foi decidido que o projeto será implantado em locais onde há maior incidência de baratas

O Daep (Departamento Autônomo de Água de Penápolis) e o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram para discutir alternativas no combate a vetores, como baratas e escorpiões. Um projeto Piloto será desenvolvido com a aplicação de produtos na rede de esgoto visando à minimização da proliferação.
O projeto consiste na aplicação dos produtos lambda-cialotrina e do tiametoxam dentro dos poços de visitas da rede de esgotos para eliminação das baratas que, em contato com possíveis escorpiões existentes no local, provocam a eliminação dos escorpiões. 
Um dos problemas detectados anteriormente com a aplicação dos inseticidas é que o produto provocava o desalojamento dos escorpiões, o que os levava para o interior das residências e trazia riscos de acidentes. Segundo o Chefe de Serviço da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro Rodrigues, este método que será testado não provoca o desalojamento dos escorpiões. 
“Estes novos produtos trarão mais chances de êxito, uma vez nos testes realizados foi constatada a eliminação dos escorpiões que entraram em contato com a barata que havia ingerido as iscas contendo produtos”, explica o chefe.

Projeto
Na reunião, foi definido pelo presidente do Daep, Edson Bilche Girotto (Batata), junto com sua a equipe que o piloto será feito em dois locais. O bairro São Joaquim que contém 32 poços de visitas e na área que engloba os bairros Portal dos Faveiros, Vilage Regina e Village que contém aproximadamente 150 poços de visita. A escolha dos bairros foi feita por apresentar grande incidência de baratas nas redes de esgotos.
A aplicação do inseticida será iniciada em 03 de janeiro de 2018 e será monitorada diariamente por meio de visitas in loco para verificar a eficácia da aplicação dos produtos. Os resultados serão registrados em formulário próprio e também com fotografias. Após isso, será feita uma análise dos resultados e, caso o método seja eficiente, será estendido por toda área urbana
O presidente do Daep explica que atualmente a equipe de controle de vetores utiliza o método de fumaceamento aplicado nos poços de visitas. “Essa aplicação tem contribuído com a eliminação de baratas, mas outros tipos de produtos e métodos devem ser testados visando melhorar continuamente os serviços prestados para a população”, destacou.
“Este serviço é um trabalho preventivo desenvolvido por Penápolis e que, diferente de outros municípios onde não há ações para eliminar ratos e baratas, somos destaque nacional. Este trabalho de integração entre os serviços, no caso a Vigilância Epidemiológica e o Daep, são extremamente importantes para tornar os serviços mais efetivos”, concluiu o presidente do Daep.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade