Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2011

Daep e Prefeitura refutam uso político da questão do lixo

O Departamento de Água e Esgoto de Penápolis (Daep) e a Prefeitura de Penápolis assumiram a responsabilidade de encontrar uma solução para a ação de vândalos que descartam o lixo doméstico e de outras procedências em locais proibidos, principalmente na periferia da cidade.
Recentemente o Daep contratou empresa especializada para atuar nos Ecopontos – espaços destinado somente para o depósito de entulho de construção e restos de poda de árvores – para fiscalizar e evitar que munícipes continuem agindo de forma inadequada ao fazer o descarte do lixo doméstico.
O diretor do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, em vários ocasiões tem alertado a população sobre o assunto, inclusive informando que pelo menos três vezes por semana o caminhão coletor passa defronte a residência de cada um dos munícipes parta fazer o recolhimento do lixo.
“O munícipe não precisa sair de casa e levar seu lixo para a rua do vizinho distante. Como o caminhão passa de forma alternada, a dona de casa não precisa juntar o lixo durante toda a semana e depois depositá-lo na periferia da cidade”, disse o diretor do Daep, lamentando que isso tem ocorrido com grande frequência.

Interesses políticos
Segundo a Administração Municipal, a questão do descarte irregular do lixo é um problema de décadas na cidade e o Departamento de Água e Esgoto do município – com a efetivação dos Ecopontos – apresenta uma proposta para resolver um problema que a população mesma criou. “Não é o Daep que produz o lixo. Ele (o departamento) recolhe o lixo e disponibiliza para a população todos os meios necessários para que ela não precise jogá-lo no quintal do vizinho”, explicou Lourival.
O prefeito João Luís dos Santos, ao acompanhar o assunto, estranhou que somente agora, que há um enfrentamento adequado para a questão, surgem pessoas com claro interesse político-partidário para desvirtuar o debate e, além disso, tentar atrapalhar as medidas que estão em andamento.
“Quem quiser colaborar, existem mecanismos para isso. Infelizmente, existem pessoas querendo pegar carona nas ações positivas do Poder Público, com a clara intenção de realizar disputa política”, disse o prefeito João Luís.
Para ele, a questão ambiental está acima de qualquer disputa e deve, sobretudo, unir pessoas em torno do bem comum, de consenso e não dissenso.
“Esperamos que o Ministério Público faça o discernimento adequado para a questão e colabore com as iniciativas da Administração Municipal, para a solução definitiva desse problema”, finalizou o prefeito.

Ecopontos
Os quatro Ecopontos estão em funcionamento e ficam abertos das 07h às 19h, todos os dias da semana. A empresa especializada em vigilância e contratada pelo Daep está orientando sobre o destino adequado dos resíduos nos Ecopontos e faz vistoria num raio de 100 metros para que não haja lixo na rua.
Os locais servem para destinação de pequenas quantidades de resíduos, em especial para os carroceiros que normalmente carregam entulhos de construção e galhos de poda de árvores. Para quantidades maiores, existe a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos.
Também não é permitido depósito de lixo doméstico e reciclável nos Ecopontos porque o Daep já faz a coleta semanalmente; e nem animais mortos, já que nesse caso basta ligar para o 0800-17-0195 que o Daep recolhe o animal e leva para Aterro Sanitário.
Os Ecopontos estão instalados no Jardim Pevi/Tinô (Rua Elpidio Ribeiro, 400 – quadra C); Jardim Tropical (Rua Matias Martins Garcia, 739); Jardim Del Rey (Av. Avelino Bilche Filho, 1.190) e Parque Industrial (Av. Perimetral – Parque Industrial).

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade