Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/03/2014

Daep desenvolve “Projeto Águas do Amanhã” durante todo mês de março

Teve início ontem (10) e prossegue até o próximo dia 28 de março o “Projeto Águas do Amanhã”, realizado pela Administração Municipal através do Daep – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis. A iniciativa tem objetivo  de promover um mês de sensibilização para marcar a passagem do Dia Mundial da Água e Dia do Ribeirão Lajeado, comemorados em 22 de março. Para tanto, o departamento programou uma série de atividades com a comunidade penapolense. Ontem, por exemplo, foi aberta uma Exposição Histórica sobre a Água na Sala Temática do Ribeirão Lajeado. A mesma fica localizada no Museu do Centro de Educação Ambiental do Daep, junto à Estação de Captação de Água, às margens do Lajeado (final da rua Altino Vaz de Mello). A exposição pode ser vista pelo público, especialmente o estudantil, até o dia 11 de abril. A entrada é franca. Ainda de acordo com a programação, para amanhã (12) está programados 38 quilômetros de navegação pelo Ribeirão Lajeado; esta ação será feita pelo atleta e pesquisador Dan Robson, da nascente até a foz do manancial, com uma parada no Centro de Educação Ambiental. Lá ele fará uma reflexão com estudantes e professores para caracterização do Ribeirão Lajeado, o único manancial de abastecimento de Penápolis. Ainda na programação do mês de março estão palestras, Fórum Infanto Juvenil, Fórum de Saneamento e Meio Ambiente e debates.

Participação Ilustre
Há anos o ecoesportista Dan Robson, o chamado “guardião das águas”, desenvolve um trabalho em prol ao meio ambiente no Brasil e no exterior. Ele é especialista em mergulho livre, autônomo e avançado; caça submarina; técnicas em fotografia e filmagens ambientais; técnicas em sobrevivência na selva; primeiros socorros; técnicas em rapel e escaladas naturais em rochas e tem experiência em navegação para monitoramento das águas. 
Dentre seus projetos existe o “Águas do Amanhã” que está sendo desenvolvido em Penápolis. Dan navega a bordo de um caiaque para monitorar as águas do Ribeirão Lajeado, com 38 km de extensão desde a sua nascente em Alto Alegre até sua foz em Barbosa; Rio Bonito e Rio Tietê nestes dias 12 e 13. O trabalho de caracterização dos rios da região com indicadores da qualidade hídrica será apresentado no Cine Teatro Lúmine dia 14, às 19h30. A entrada é gratuita, e todos estão convidados. Neste dia, meia hora antes de iniciar sua explanação, Dan Robson receberá a imprensa para uma entrevista coletiva. O projeto é inédito na região e de suma importância, pois contribuirá para o planejamento das ações em prol ao manancial, além de indicar vários dados importantes de diversos trechos dos rios. 

Tietê
Dan já navegou pelos 1.100 km do Rio Tietê a bordo de um caiaque para analisar as condições da água e seus principais indicadores de poluição e contou com a parceria do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Secom – PMP

 

Confira a seguir a programação do mês e participe dos eventos:

* De 10 de março  a 11 de abril: 
Exposição histórica sobre água e visita à sala temática do ribeirão lajeado.
Local: Museu do Centro de Educação Ambiental do Daep (final da rua Altino Vaz de Mello, junto à captação).

* Dia 12 de Março:
Navegação com Dan Robson em 38 quilômetros (da nascente à foz) do Lajeado - com parada no Centro de Educação Ambiental para reflexão com os alunos e professores.

* Dia 13 de Março:
Navegação para caracterização do Rio Bonito e Tietê com Dan Robson.

* Dia 14 de Março:
Palestra “ Águas do amanhã”, com Dan Robson
Local - Teatro Lúmine, às 19h30

* Dia 20 de Março:
1º Fórum Infanto Juvenil das Escolas do Município  de Penápolis 
Eleição do Conselho Mirim
Local - Centro de Educação Ambiental, das 8h às 16h

* Dias 27 e 28 de Março:
11º Fórum de Saneamento  e Meio Ambiente 
“Resíduos Sólidos: O lixo Nosso de Cada Dia” 
Desafio para a  Destinação Correta.

Dia 27 - Abertura Oficial e Palestras
Local - Teatro Lúmine, às 19h30.

Dia 28 - Debates e Eleição do Conselho Gestor do Daep
Local - E.E. Dr. Carlos Sampaio, às 19h.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade