Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/01/2018

Daep conquista conjunto motobomba para a captação de água

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Com as novas motobombas, o sistema de captação de água do Ribeirão Lajeado se tornará mais eficiente

Para obter maior eficiência no sistema de captação de água, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) conquistou um novo conjunto de motobombas. Esta melhoria foi conquistada a fundo não reembolsável através de uma chamada pública de eficiência energética promovida pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) em 2016. 
Segundo explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, este projeto de eficiência energética da CPFL previa a realização de um diagnóstico em cooperação técnica entre a empresa Megaenergia Engenharia e Consultoria Energética Ltda, contratada pela distribuidora de energia, e o Daep.  
“O resultado deste diagnóstico foi a aquisição por parte da CPFL do conjunto de motobombas e motores avaliados em R$ 555.358,60. Com este investimento, a captação será feita de forma mais eficiente. A previsão é que os equipamentos sejam instalados nos próximos meses”, destacou o presidente.
Atualmente o Sistema de Captação de Água, localizado na rua Altino Vaz de Mello, utiliza três conjuntos de motobombas de 150 cv, que funcionam simultaneamente captando água do Ribeirão Lajeado. Em condições normais de operação, o sistema capta 321 litros de água por segundo. 
“O novo conjunto de bomba e motores é composto por duas motobombas de 200cv e uma com potência de 250cv, proporcionando a mesma produção de água bombeada atualmente. Porém, os novos equipamentos proporcionarão uma redução nas horas de funcionamento e a desativação do sistema no horário de pico de consumo de energia elétrica”, concluiu Batata.

 

Daep comemora 40 anos de fundação em 2018

No dia 18 de maio, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) comemora 40 anos de sua fundação. Para celebrar a data, a autarquia municipal planeja diversas atividades especiais durante todo o ano, incluindo eventos, melhorias e a realização do Fórum de Saneamento.
Fundado em 1978, o Daep se tornou responsável pelo saneamento básico do município. Segundo contou o atual presidente, Edson Bilche Girotto, o sistema de saneamento da época era bastante precário e a distribuição de água não contemplava todos os bairros.
“O sistema de coleta de esgoto também era precário e os dejetos recolhidos eram despejados diretamente no Ribeirão Lajeado, única fonte de abastecimento de água do município. Em 1992, o Daep atingiu 100% de abrangência dos serviços de tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgotos”, destacou Batata.
Ainda segundo o presidente, outra peça fundamental no decorrer destes 40 anos, foi a colaboração da população. “O apoio e as críticas da população, que apontaram os erros, contribuíram para melhorias como a coleta seletiva, foram fundamentais para construir um Daep mais forte e consolidado”, afirmou.
Neste ano, o Daep realizará o 13º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, mais uma forma de participação da comunidade no planejamento de ações do Daep. Na programação de atividades neste ano, ainda estão a inauguração do Reservatório de Água do Jardim do Lago, o desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto, a instalação de macro medidores nos reservatórios de água para contribuir com o monitoramento da distribuição de água e controlar as perdas; e a automação do tratamento e distribuição de água.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade