Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/11/2015

Daep conclui troca de emissário de esgoto do Sílvia Covas

Secom
Detalhes Notícia
Foram substituídos cerca de 1,5 quilômetros de tubulação do emissário

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) concluiu na semana passada a troca da tubulação do emissário de esgoto do Sílvia Covas. O emissário deste bairro foi construído com tubos de concreto há cerca de 20 anos e estava deteriorado devido à ação do tempo, sendo necessária a troca da tubulação antiga por tubos de PVC.
O investimento na obra foi de R$180 mil com recursos próprios da Daep, referente à compra dos tubos de PVC. A execução do serviço foi realizada pelos funcionários e maquinários do próprio Departamento, o que gerou economia de custos. “Se o Daep fosse comprar o material e terceirizar o serviço, essa obra ficaria em aproximadamente R$300 mil. Por isso, compramos apenas os tubos necessários e nossa própria equipe efetuou todo o serviço”, disse a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai e Oliveira.
O prefeito Célio de Oliveira comenta que esse tipo de obra subterrânea, as pessoas não visualizam e não sabem onde o dinheiro está sendo investido. Por isso é importante divulgar essas ações, investimentos que são fundamentais para a qualidade de vida da população.  “Penápolis possui uma situação privilegiada entre outras cidades, com água e esgoto tratados. Todas as pessoas gozam da comodidade de apertar a descarga em sua residência e se livrar dos dejetos. Mas para que isso funcione de forma correta, há muito trabalho e dinheiro investido, como é o caso dessa obra de troca da tubulação do emissário de esgoto do Sílvia Covas”, comentou o prefeito.

Corrosão
Segundo explicou o engenheiro civil do Daep, Amir Gualda Ferlin, a tubulação antiga do emissário do Sílvia Covas era de concreto e quando em contato com o material do esgoto, gera um gás altamente corrosivo, que deteriora a tubulação. “Fizemos a substituição por tubos de PVC, mais resistentes e com vida útil de aproximadamente 100 anos. Por isso, por muitos anos, esse emissário não precisará de reparos ou troca da tubulação”, comentou.
Foram substituídos cerca de 1,5 quilômetros de extensão do emissário do Sílvia Covas, que possui um total de 2.450 metros de extensão. A troca da tubulação iniciou no mês de maio e foi concluída na primeira semana de novembro.
“Inicialmente fizemos a substituição da parte que estava comprometida. Para o próximo ano, a pretensão é trocar o restante da tubulação”, concluiu a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai.

Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade