Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/08/2014

Daep conclui Diálogo sobre Resíduos Sólidos de Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Na segunda etapa, o objetivo era apresentar os diagnósticos por setores e fazer um levantamento de propostas de melhorias

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) concluiu na última semana o 1º Diálogo sobre Resíduos Sólidos de Penápolis. O evento fez parte da elaboração do PIGRS (Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) do município.
O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, realizada em maio, foram coletados dados sobre a situação atual dos resíduos gerados no município. Já na segunda, que aconteceu de 06 a 08 de agosto, o objetivo era apresentar os diagnósticos por setores e fazer um levantamento de propostas de melhorias em cada setor gerador de resíduo no município. 
De acordo com engenheiro ambiental da empresa Ambiental Costa Oeste, Fabiano de Souza, diversas propostas foram levantadas pelos participantes durante a 2ª etapa do Diálogo. “Agora as ideias passam por uma análise técnica para checar a viabilidade de aplicação para depois serem inseridas no Plano de Penápolis”, explica o engenheiro. 
Segundo Fabiano, a situação da cidade é boa se comparada à realidade nacional. “Em Penápolis já funciona a coleta seletiva com uma cooperativa de recicladores, a compostagem, o aterro sanitário e a gestão adequada de pneus, por exemplo, mas precisa melhorar a logística reversa de lâmpadas, pilhas, baterias e resíduos de construção civil”.
Após a análise técnica das propostas haverá ainda uma audiência pública para discutir as propostas de melhoria em forma de projeto de lei. Posteriormente, o projeto segue para apreciação da Câmara de Vereadores e para sanção do prefeito Célio de Oliveira. As propostas apresentadas no 11º Fórum de Saneamento também estão inseridas no PGIRS de Penápolis.
O Plano Municipal consiste em um planejamento para um cenário de 20 anos com revisões a cada 4 anos sobre a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos que a cidade pretende realizar. Esse plano é uma condição fundamental para que os municípios tenham acesso a recursos da União Federal destinados ao setor de resíduos sólidos.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade