Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2007

Daep busca mais adesões à campanha "Água para Todos"

Iniciada oficialmente em fevereiro deste ano, a campanha "Água Para Todos", cujo objetivo é arrecadar recursos em favor do Programa de Saneamento para Famílias de Extrema Pobreza, busca mais adesões da população. Em três meses o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) registrou um número pequeno de contribuintes que se dispuseram voluntariamente a ajudar.

De acordo com o diretor-presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, o departamento quer mobilizar a comunidade para que mais pessoas contribuam, já que o público beneficiado pelo programa depende desta colaboração.

"Pedimos que a sociedade se engaje nesta iniciativa, nos procurando e autorizando o débito na conta de água no valor desejado. É uma participação voluntária e o valor da contribuição é definido pelo contribuinte, de acordo com suas possibilidades", frisou Lourival.

Outra pessoa que também está empenhada em lutar para que a população participe dando contribuições é a coordenadora da Pastoral da Solidariedade de Penápolis, Isabel Castilho.

"As pessoas precisam se conscientizar que, se cada um der um pouquinho, não vai pesar para ninguém e vai ajudar a quem precisa. Não há miséria maior que a falta de água para uma família. Acho que a comunidade pode fazer algo para evitar essa desumanidade", comentou Isabel.

"Já fui atrás de muitas pessoas e muitas empresas ajudando a sensibilizar a todos em prol da campanha. Nem sempre temos sucesso, infelizmente, mas acho que é possível mudar esse quadro. As igrejas e os templos de diversas religiões podem ajudar bastante na conscientização, assim como as associações, empresas, clubes de serviço. Precisamos da ajuda de todos. Temos que lembrar daquela passagem bíblica que diz: tive sede e me destes de beber", completou ela.

A Campanha "Água para Todos" foi instituída pela Lei Municipal 1437/2006 e regulamentada pelo decreto 2679/07. A mesma teve como primeiro contribuinte o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos.

"Esperamos que as outras autoridades dos município, principalmente aquelas que mais cobravam uma legislação em favor dos carentes, repitam esse gesto e assinem a autorização para contribuição voluntária", finalizou o presidente do Daep, Lourival Rodrigues.

 

A quem beneficia

A arrecadação voluntária da campanha "Água para Todos" beneficia as famílias de extrema pobreza, que não possuem condições financeiras de pagar os custos dos serviços públicos de água, esgoto e resíduos sólidos. Os recursos são administrados por um conselho gestor composto por pessoas da comunidade e cada caso é analisado por uma assistente social do município.

Os critérios técnicos relacionados aos beneficiários são os seguintes: família de extrema pobreza (com renda mensal per capita de até R$ 60,00); família com provedores desempregados; família chefiada por mulher; maior número de filhos, com idade inferior a 16 anos; filho (a) cumprindo medida sócio-educativa; filhos matriculados e freqüentando escola; filhos com carteira de vacinação em dia (menores de 05 anos); famílias que já beneficiam-se de programas assistenciais (bolsa família, renda cidadã, agente jovem); prazo de 03 meses para avaliar uma mudança na realidade da família visando prorrogar ou não a inclusão no programa.

Quem quiser contribuir com a campanha em benefício das famílias necessitadas, basta procurar o atendimento do Daep e preencher a autorização de contribuição voluntária na conta de água.

A doação pode ser feita diretamente na conta de água ou através de recolhimento por guia no próprio Daep. Mais informações pelos telefones 0800 170 195 ou 3654 6100. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade