Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/02/2012

Daep apresenta Plano de Drenagem de Vias Rurais

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) apresentou aos produtores rurais o Plano de Drenagem Rural elaborado pelo órgão para o município. A apresentação ocorreu na última terça-feira (07), nas dependências do Sindicato Rural de Penápolis, com a proposta de tornar pública a maneira como o estudo foi produzido e também debater as questões pertinentes ao assunto.
A conquista do estudo técnico para Penápolis ocorreu por meio da liberação de fundos por parte do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), no valor de R$ 81.580,00. A responsável pela elaboração do Plano de Drenagem Rural foi a empresa Extrema Construtora, contratada após licitação pública.
Segundo o diretor presidente do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, o plano possibilita nortear o aperfeiçoamento do sistema de drenagem das vias rurais , o que  representa um avanço para Penápolis.
“Constatamos a necessidade de uma responsabilidade compartilhada entre a administração municipal e os produtores rurais”, comentou.
“É um plano com ações a curto, médio e longo prazos. O município já vem procurando fazer a sua parte ”, destacou Lourival.
O estudo foi apresentado pelo engenheiro civil e Mestre em Hidráulica, Giulio Scapinelli. O engenheiro visitou as estradas e propriedades rurais do município.
A exposição do plano contou com um diagnóstico da situação atual e dados do contexto geográfico penapolense, além das propostas para solucionar o problema. 
Segundo Scapinelli, o plano de drenagem das vias rurais visa a manutenção da capacidade, suporte e trafegabilidade durante os períodos chuvosos, bem como eliminação ou minimização dos danos ao meio ambiente relativos ao carregamento de sedimentos e ao aparecimento de processos erosivos.

Propostas
As propostas do plano concentram-se em fazer com que o escoamento viário seja desviado para a propriedade. Toda a  água da chuva deve ser armazenada nas propriedades, de forma a não encaminhar para as nascentes e córregos os sedimentos e poluentes utilizados na cultura da propriedade, provenientes de defensivos e de adubação. 
De acordo com o engenheiro, é de se esperar que os proprietários sejam beneficiados com esta proposta, em termos da diminuição do déficit hídrico (de julho a setembro), e de um melhor aproveitamento, dentro da propriedade, dos fertilizantes e dos defensivos.
“O proprietário, em função do manejo do terreno, pode utilizar uma solução diferenciada desde que garanta a retenção de toda a chuva no limite de sua propriedade”, explicou.
Na opinião de Scapinelli, os produtores rurais devem permitir o trabalho de terraplanagem da Prefeitura Municipal em suas faixas de domínio, com implicações de colocação e recolocação de cerca, o que deve ser programado com a própria Prefeitura.
“Uma estratégia de conscientização e implantação do Plano de Drenagem Rural por parte da Prefeitura é essencial”, finalizou o engenheiro.

Debate
Após a apresentação do plano, os proprietários rurais puderam debater ideias.  O secretário municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente, Lucas Torrezan, ressaltou a responsabilidade compartilhada entre os proprietários rurais e a administração municipal existente nesse processo.
Já o secretário municipal de Obras e Serviços, Francisco Gomes Garcia, o Chiquinho, esclareceu para os proprietários rurais o trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Penápolis e suas possibilidades para sanar os empoçamentos das vias rurais.
Conforme explanação do coordenador do Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Lajeado (CIRL), José Santino, a elaboração deste estudo técnico atende ao planejamento do órgão, que já tendo identificado o problema de drenagem de vias rurais e de assoreamento de nascentes, se propõe a colaborar com a eficácia do projeto. 

Secom – PMP/ Daep 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade