Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/10/2014

Daep altera a cor dos sacos de lixo reciclável

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
O apoio da população na coleta seletiva é fundamental para a preservação do meio ambiente e para o sustento das famílias cooperadas

Nos próximos dias a população de Penápolis verá uma novidade na coleta seletiva. Haverá uma mudança na cor dos sacos de lixo reciclável distribuídos pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). Os sacos vermelhos serão substituídos pelos de cor verde, sem custo algum para os munícipes. Atualmente, a cooperativa distribui gratuitamente para a população cerca de 90 mil sacos por mês.
A simples mudança da cor do saco de lixo reciclável, trará uma economia significativa para o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a troca gera uma economia de R$9 mil por mês. “Em um ano, essa diferença se tornará R$108 mil de economia aos cofres públicos, que poderão ser investidos de outra forma”, destaca Sílvia.
Essa mudança foi possível, com a abertura de nova licitação para a compra das embalagens no mês de agosto. “Quando foi finalizado o antigo contrato, pesquisamos os preços e constatamos que mudar a cor, traria uma grande economia. Por isso na nova licitação, foi exigida a cor verde para os sacos de lixo reciclável”, explica a presidente Sílvia. Além disso, a cor verde está associada aos movimentos ecológicos e a preservação do meio ambiente e também é a cor símbolo da Cooperativa do Recicladores de Penápolis.

Reciclagem
Segundo a Lei 943/2001, o Daep está autorizado a distribuir gratuitamente os sacos de lixo de cor diferenciada para a população. “A separação do material reciclado do lixo orgânico feita pela população é fundamental, pois aumenta a vida útil do aterro sanitário, já que boa parte do lixo deixa de ir para o aterro e tem um destino mais apropriado”, explica.
A Corpe faz a separação do lixo inorgânico em 100% da área urbana do município de Penápolis. O lixo coletado é levado ao barracão da cooperativa para uma triagem, depois é prensado, enfardado e vendido. A venda do material é feita para empresas que oferecem o melhor preço e a receita gerada é dividida entre os cooperados, considerando os dias trabalhados de cada pessoa.
“A contribuição da população ao selecionar o material reciclável não é apenas na questão ambiental, mas também na área social, pois a subsistência dos cooperados depende dessa separação”, ressalta Sílvia.
De acordo com a presidente, atualmente tem ocorrido um aumento de catadores avulsos que pegam o material reciclável antes do caminhão da coleta seletiva. “Para minimizar isso, estamos analisando sugestões de como a instalação de Postos de Entrega Voluntária em alguns pontos e no centro comercial”, acrescentou a diretora presidente do Daep.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade