Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/07/2023

"Da Vinci Xi": Hospital de Base de São José do Rio Preto adquire robô cirúrgico mais avançado do mundo

Imagem/Divulgação Funfarme
Detalhes Notícia
HB é a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a ter esta última e mais moderna versão desta plataforma robótica

DA REDAÇÃO

Maior complexo hospitalar do interior paulista, o Hospital de Base de São José do Rio Preto adquiriu o robô 'Da Vinci Xi', o sistema mais moderno do mundo para a realização de cirurgia robótica.
O HB é a primeira instituição de saúde do Noroeste Paulista a ter esta última e mais moderna versão desta plataforma robótica. A união de equipes cirúrgicas altamente capacitadas com este robô irá beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), saúde complementar (convênios) e particulares numa extensa área, que compreende o interior paulista e Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 
Segundo a Diretoria da Funfarme, neste primeiro momento, o robô 'Da Vinci Xi' será utilizado em cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga, entre outros, além de cirurgias oncológicas do aparelho digestivo, ginecológicas, como histerectomias e miomectomias. Do total de procedimentos, em torno de 15% serão pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos os detalhes do robô 'Da Vinci Xi' foram apresentados, na última quarta-feira, 5, aos diretores da Funfarme, de suas unidades e da Famerp. O evento contou com a presença do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, o deputado estadual Itamar Borges, o diretor técnico de saúde do Departamento Regional de Saúde (DRS-15), Dr. Guilherme Pinto Camargo, o presidente da Associação Paulista de Medicina de Rio Preto, Dr. Leandro Freitas Colturato, outras autoridades públicas, médicos cirurgiões de Rio Preto, e representantes de entidades e sociedade organizada, no Centro de Convenções da Famerp.
A apresentação foi ministrada por José Ricardo Spânghero Oliveira, executivo da Strattner, representante da Intuitive Surgical, fabricante da plataforma robótica.
“Somos o segundo maior hospital escola do Brasil, associados à Famerp – Faculdade de Medicina de Rio Preto, uma das escolas de medicina mais conceituadas do país. É natural, portanto, que tenhamos a mais moderna tecnologia em cirurgia robótica do mundo, consolidando-se cada vez mais como hospital referência para os milhões de moradores do interior paulista e destes Estados vizinhos”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor-executivo da Funfarme, fundação mantenedora do Hospital de Base de Rio Preto.
“Este é um momento singular. O HB é um orgulho para a região. A Funfarme é um orgulho para o estado. Parabéns a todos que tem contribuído para comemorarmos este momento de progresso”, afirmou o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.
"É a robótica chegando para atender o SUS e as demandas do hospital. É um avanço histórico; é o primeiro hospital do interior, de serviços públicos, a ter robótica. É mais um motivo para ter orgulho de Rio Preto, nossa capital regional", comemorou o deputado estadual Itamar Borges. 

Modernidade
Esta é a quarta e mais moderna geração do sistema robótico 'Da Vinci', que revolucionou as cirurgias minimamente invasivas ao permitir à equipe médica realizar procedimentos com pequenas incisões, o que oferece importantes benefícios aos pacientes. 
“A robótica é o nível tecnológico e de excelência que estava faltando em nossa instituição, nos colocando entre as melhores do país. Por trás do robô vem toda uma estrutura tecnológica necessária para o bom funcionamento, estrutura física que é uma nova área acoplada ao nosso centro cirúrgico com 1.200m², além dos processos de treinamento e qualificação de profissionais, mudanças necessárias para o bom funcionamento de uma área cirúrgica desse nível. Sem dúvida é um processo de qualidade ampliando em nossa instituição. Essa robótica não é apenas para a saúde suplementar e privados, vamos utilizá-la também para o SUS num percentual significativo”, afirma o diretor da Funfarme, Dr. Jorge Fares. 
Todos os movimentos do robô são comandados pelo cirurgião por meio de um console.
“A da plataforma robótica propicia uma imagem em alta definição em 3D, além de melhor amplitude nos movimentos das pinças, garantindo muito mais precisão na realização dos procedimentos e menor agressão aos tecidos durante a cirurgia”, afirmou o cirurgião oncológico Maximiliano Cadamuro Neto, coordenador da robótica do Hospital de Base de Rio Preto e médico do Serviço de Coloproctologia da instituição.
Com alta tecnologia inovadora, a cirurgia robótica do HB de Rio Preto proporciona adaptabilidade e versatilidade para diferentes especialidades. 
Segundo o executivo da Strattner, atualmente 103 sistemas Da Vinci já foram instalados em 89 hospitais no Brasil e mais de 105 mil cirurgias robóticas foram realizadas no país utilizando esta plataforma.
“No Brasil, os robôs Da Vinci auxiliam em cirurgias de 10 especialidades médicas”, pontua José Ricardo. 
Por ser uma tecnologia nova a todos os profissionais do complexo hospitalar e da cidade, para capacitá-los a utilizá-la, a Funfarme instituiu um programa de treinamento abrange a teoria e a prática da cirurgia robótica para cirurgiões e profissionais que integram as equipes cirúrgicas com habilidade na cirurgia robótica, o que inclui simulação de habilidades e procedimentos.

ENTENDA:

As tecnologias que diferenciam o robô Da Vinci Xi são:
• tecnologia 3D HD altamente ampliada;
• sistema intuitivo, que configura os braços do equipamento para simular os movimentos do cirurgião;
• imagens mais claras e com alta qualidade, ampliada em até 15 vezes, e em três dimensões;
• estrutura confortável para auxiliar o cirurgião em procedimentos mais longos.

Com estas tecnologias, a cirurgia 
robótica oferece os seguintes benefícios:
1. atuação mais precisa e menos invasiva da equipe cirúrgica;
2. facilidade de acesso a diversas estruturas do corpo;
3. maior amplitude de movimento por parte do cirurgião;
4. menor trauma cirúrgico ao paciente;
5. redução da perda de sangue do paciente;
6. menos dores e menor risco de infecção;
7. menor tempo para recuperação do paciente pós-cirurgia.

(Com SBT Interior)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade