Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/01/2018

Curso de Medicina: Funepe promove parceria e inicia construção de prédio

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Espaço onde será construído o campus II passou por terraplanagem e demarcação de área

DA REPORTAGEM

Cada vez mais perto de sua maior conquista a de trazer o curso de Medicina para Penápolis, a Funepe - Fundação Educacional de Penápolis - terá em breve, seu segundo campus, que abrigará o citado curso e outros na área de saúde. Este campus será um prédio novo que está sendo construído pelo empresário penapolense Acácio Cruz em um terreno localizado na avenida Antônio Veronese, às margens da rodovia Arnaldo Covolan. 
As obras iniciaram em dezembro e a previsão é de que esteja concluído em maio próximo quando será cedido à Funepe na forma de aluguel do espaço. Segundo o presidente da instituição, professor Cledivaldo Donzelli, a construção do novo campus foi possível graças a uma parceria da Funepe com o empresário e atende todos os requisitos apontados no projeto feito para o curso e as exigências do Conselho Estadual de Educação. “Este é um prédio que está sendo feito sob medida para a Funepe. Tivemos uma ótima receptividade do senhor Acácio, que prontamente se propôs a participar conosco deste projeto. Ele está construindo o prédio da forma como precisamos e, concluído, alugaremos o espaço para abrigarmos os cursos de Medicina, Auxiliar e Técnico em Enfermagem, Psicologia e Educação Física”, destacou. 
O prédio que por enquanto teve a terraplanagem do terreno e que passa pelo processo de fundação da área, contará com salas de aula, salas multimídia, laboratórios específicos para a área de saúde e também de informática, além de outros espaços que atenderão as necessidades dos cursos. 
De acordo com Donzelli, ainda é necessária uma visita técnica do Conselho para avaliação da estrutura oferecida para o novo curso e a expectativa é de que isso ocorra assim que as obras entrarem em sua fase final. “Com a nova visita desta comissão, o prédio é avaliado e, atendendo o projeto e as necessidades do curso, a liberação para a realização do vestibular é feita e, assim, iniciaremos nosso curso de Medicina”, destacou. 
O presidente explicou também que existe a expectativa de que o primeiro vestibular possa ocorrer no mês de julho, com início do curso em agosto deste ano. “Entretanto, estamos dependendo desta liberação. Se ela ocorrer em tempo hábil, conseguiremos manter estes prazos, caso contrário, o vestibular acontece no início de 2019 com a abertura do curso logo em seguida. De qualquer forma, esta está sendo a concretização de algo que era tão aguardado pela Funepe e pela cidade, que será muito beneficiada”, explicou. Mesmo que o curso de Medicina não seja aberto em 2018, os demais cursos da área de saúde serão transferidos para o novo campus assim que o prédio for concluído. 
Além disso, também em parceria com o empresário Acácio Cruz, a Funepe conta com o espaço do antigo Teatro Lúmine, no centro da cidade, que será utilizado pela Funepe para a realização de palestras, fóruns e até mesmo como Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito. “Este é um espaço que pode ser multidisciplinar por conta de tudo o que é oferecido em sua estrutura, sendo de grande valia para os cursos da Funepe”, destacou Donzelli. Juntos, o aluguel do antigo teatro e do chamado “Campus II”, custarão à Funepe R$ 50 mil mensais. O segundo campus deve abrigar um total de 400 alunos, sendo 66 do curso de Medicina. “É um investimento que está valendo à pena, pois, além de estarmos oferecendo melhores estruturas para os cursos de saúde, teremos uma grande projeção da Funepe e de Penápolis tendo como referência o curso de Medicina, trazendo outros grandes benefícios para a cidade com a vinda de novos alunos”, destacou Donzelli.

Campus III
O projeto ambicioso da Funepe não para por aí. O campus II – que já está em fase de construção – é classificado pela Funepe apenas como “provisório”. Isso porque a Fundação pretende, nos próximos anos, construir seu terceiro campus, este ficando às margens da Rodovia Assis Chateaubriand (SP 425), próximo ao bairro Silvia Covas. 
O presidente explicou que o campus III será próprio da Funepe e será construído pela própria Fundação em uma área de 24 mil metros quadrados. “A área pertence ao empresário João Blanco que nos cedeu 12 mil metros quadrados. Em breve, o local será loteada e a Funepe terá prioridade na compra de mais 12 mil metros para que se junte á área doada e assim construirmos o novo campus”, explicou. Quando concluído, o campus III passará a ser oficialmente da área da saúde, e abrigar  definitivamente o curso de Medicina. Ao mesmo tempo, o campus II passará a abrigar os cursos da área de Engenharia, sendo alguns deles já pleiteados junto ao Conselho de Educação. “Desta forma a Funepe passará a contar com três campus. Sabemos que se trata de um projeto ambicioso, mas que vem se tornando realidade graças às parcerias que estão sendo feitas e o apoio que estamos recebendo de toda a comunidade, que acreditam neste projeto e o enxergam como uma grande oportunidade de crescimento para a cidade”, ressaltou.

Procura
O presidente da Funepe, Cledivaldo Donzelli, destacou também a repercussão positiva que os projetos têm causado. A principal delas é a procura de pessoas de todo o Noroeste Paulista por informações sobre o curso de Medicina. “Muitos jovens e pais dos vestibulandos tem nos procurado para saber mais do curso, demonstrando grande interesse e preocupação com a qualidade de ensino que será ofertada, o que tem nos deixado muito contentes, pois percebemos que o curso já está sendo bem visto em todo o noroeste”, destacou. 
A estrutura oferecida pela cidade também tem sido um fator determinante para a procura pelo curso. “Muitas pessoas, antes mesmo de saber mais sobre o curso, procuram informações sobre a cidade. Quando elas enxergam a estrutura de Penápolis, seja no saneamento, no comércio, na segurança e até na própria saúde, elas passam a ver o curso com mais interesse, e isso tem sido um dos fatores determinantes para o aumento da procura”, finalizou. 

Vestibular
A Fundação Educacional de Penápolis (Funepe) está com inscrições abertas para o vestibular 2018 para os cursos de Direito, Educação Física, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Pedagogia e Psicologia. As inscrições vão até o dia 19 de janeiro na secretaria de Fundação ou pelo site www.funepe.edu.br/vestibular. As provas acontecem no dia 21 de janeiro a partir das 09h00 na própria instituição, que fica na Avenida São José, 400, na Vila Martins. 
A avaliação terá questões de conhecimentos gerais e redação. Os resultados das provas serão divulgados no dia 25 de janeiro e o período de matrículas será de 25 a 30 de janeiro.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade