Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2023

Curso de contábeis da Funepe celebra nota máxima no Enade

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A nota se torna mais um indicador da qualidade do curso ofertado pela FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE

DA REDAÇÃO

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, celebra a pontuação máxima da nota do Enade (Exame Nacional do Desempenho de Estudantes), realizado em 2022 e publicado pelo MEC no mês de outubro deste ano. O Enade é uma avaliação anual realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), vinculado ao Ministério da Educação, a fim de avaliar o desempenho dos alunos e do curso correspondente. Segundo a coordenadora de graduação da faculdade, a professora Dra. Silvia Cristina de Souza, o Exame é um componente curricular obrigatório, que alunos do último ano de graduação devem realizar. “O objetivo é entender o desenvolvimento do aluno em sua trajetória acadêmica na instituição”, elucida a professora. 
Segundo ela, o processo do Enade demanda um tempo para que todas as etapas sejam concluídas pelos alunos inscritos. “O Exame começa quando os alunos respondem a um questionário em que parte das perguntas possui caráter socioeconômico, enquanto a outras perguntas são relacionadas ao curso. Somente a partir daí é que o inscrito tem acesso ao local em que a prova, relacionada às áreas de estudos, será aplicada, e então finaliza-se a dinâmica dessa avaliação”, explica Silvia.  Ela ainda informa que somente os alunos que passam pelo Enade podem colar grau e receber o seu diploma. 
As notas do Enade em relação aos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia da FAFIPE publicadas neste ano são referentes ao desempenho dos alunos que prestaram a prova em 2022. O destaque é para o resultado da turma de Contábeis, que alcançou a nota 5, conceito máximo do Enade, em que o INEP atribui as notas conforme uma escala de 0 a 5. A diretora geral da faculdade, a professora Dra. Fabiana Ortiz Tanoue de Mello, fala com satisfação dessa conquista inédita da instituição. “É a primeira vez que os alunos de um curso da FAFIPE alcançam a nota 5 na prova técnica do Exame, um marco que só acrescenta em outros inúmeros êxitos alcançados por nós neste ano de 2023”. 

Instituição
O Enade, como explicado anteriormente, é um exame que avalia uma série de componentes integrados na formação do aluno. A nota se torna mais um indicador da qualidade do curso ofertado pela FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE. Além disso, a nota final conquistada pela faculdade e indicada pelo INEP, também pode conceder à instituição a renovação automática dos cursos junto ao MEC. 
Marcelo Martelo, professor e diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnologia e Negócios, indica a importância do corpo docente qualificado da faculdade nessa conquista e parabeniza a equipe envolvida na preparação desses jovens para a carreira profissional. “É com muito orgulho que celebramos essa nota máxima dos alunos do curso de Contábeis. Com certeza o empenho dos alunos fez toda diferença nesse resultado”. 
A coordenadora Silvia conta que a faculdade já passou por avaliações do Enade em outros anos. Ela aponta o quanto os critérios de análise, que exigem mais da IES, impactam diretamente na evolução e desempenho dos alunos. “Nós recebemos a nota 5 com muita satisfação e orgulho. E isso só revela o compromisso institucional, com um projeto de curso bem alinhado e atualizado, com professores comprometidos e muito bem formados, mas, principalmente, um corpo discente diferenciado. Certamente, temos os melhores alunos escolhendo a nossa instituição”, finaliza.

(Com A/I Funepe)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade