Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/03/2019

Cultura: Penápolis recebe Circuito Sesc de Artes dia 13

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A Companhia DidêManda apresentará espetáculo performático originado por pesquisa de danças de matrizes africanas

Mais uma vez Penápolis será palco de uma série de atrações artísticas promovidas por meio do Circuito Sesc de Artes. O evento acontece no próximo dia 13 de abril (sábado), das 16h às 21h30, com muitos shows musicais, espetáculos de dança, circo, teatro, artes visuais, literatura, cinema e intervenções artísticas livres para todos os públicos. Será na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, gratuitamente, com classificação livre.
A realização é do Sesc São Paulo, e beneficia ao todo 121 cidades do Estado de São Paulo, com mais de mil apresentações culturais. Trata-se de uma caravana com 490 artistas de diversos lugares do Brasil e do mundo, divididos em 14 roteiros, viajando pelo Estado. Na região estão contempladas, além de Penápolis, as cidades de Lins, Araçatuba, Pereira Barreto, Ilha Solteira e Andradina.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Sincomércio.
O Circuito tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência. 
Segundo o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, a importância do projeto está ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. 
“Ao levar as atividades para as praças, o Circuito Sesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, destacou.  
Entre as diversas atrações que estarão em Penápolis, destaque para o espetáculo Onipotência do Sonho, do grupo Centro Teatral Etc. e Tal, de São Paulo. Em praças e ruas, a montagem faz uso da linguagem do circo e se inspira no surrealismo para dar vida a criaturas que parecem ter saído de um quadro do Salvador Dali, com atores fazendo movimentações estranhas e, ao mesmo tempo, fascinantes.
Quem gosta mais de música, pode assistir ao show do Coletivo de Violino Popular. Os músicos e instrumentistas Carol Panesi, Ricardo Herz e Nicolas Krassikacompanhados de Salomão Soares e Guegué Medeiros mostram que o violino pode ser bem popular, se distanciando da imagem erudita ao qual é associado normalmente.

Confira todas as atrações:

Dança
DidêManda – Cia. de Dança AfroOyá (SP)
A companhia comanda seus bailarinos a se levantarem para um espetáculo performático dançante e percussivo, que comunga cultura, tradição, ritmo e alegria. A companhia pesquisa as danças de matrizes africanas e sua relação no mundo contemporâneo. 

Circo
Onipotência do Sonho – Centro Teatral e Etc. e Tal (SP)
O espetáculo leva à praça intervenções cênicas inspiradas no surrealismo. Figuras sem rosto, com figurinos que remetem à década de 1920, são baseadas nos personagens sem face de Magritte e carregam seres surreais e gigantes, como as formigas coloridas que parecem ter saltado das telas de Salvador Dali. 

Música
Coletivo de Violino Popular (RJ/SP e França)
Os músicos e instrumentistas Carol Panesi, Ricardo Herz e Nicolas Krassik acompanhados de Salomão Soares e Guegué Medeiros, apresentam um show em que adaptam o violino, instrumento normalmente associado à música erudita, para a música popular e os ritmos brasileiros. Acompanhados por piano, bateria e percussão, eles mostram arranjos criativos. 

Teatro
Quem Vem de Longe – As Graças (SP)
Três mulheres acompanhadas de um músico chegam à praça carregando um monte de sapatos, que vão ser usados para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal e também da sociedade. O espetáculo trabalha a situação dos migrantes, imigrantes, errantes e andarilhos, assim como os caminhos e as instabilidades desses seres em movimento.

Literatura
Mediação de Leitura – Ademir Apparício Júnior (SP)
O ator, pesquisador, palhaço, mímico, contador de histórias e arte-educador vai receber o público para sessões de mediação de leitura, explorando diversas técnicas para prender a atenção das crianças e adultos, além de incentivar o contato com os livros e o hábito da leitura de forma lúdica e divertida. 

Artes Visuais
Atelier Móvel - Bordado 
Livre – Atelier Móvel da Primavera de 83 (SP)
Uma bicicleta decorada e uma manta de crochê armazenam os materiais e ferramentas que o público vai precisar para seu primeiro contato com o bordado e suas técnicas básicas. A proposta é ensinar pontos básicos do bordado livre, para produzir uma peça na praça, mas também que os interessados possam continuar a fazer em casa e se aperfeiçoar.

Artes Visuais 
Grafiqueta #5 - Carimbos Caixas para Livros Dobras – Ateliê Libélula (SP)
Nesta atividade, o público terá contato com carimbos gigantes, que utilizam plástico-bolha, piso vinílico, tapetes de borracha e outros materiais. Após carimbar com o peso do corpo, os participantes da atividade vão ajudar a ressignificar as grandes folhas de papel com uma técnica de dobra simples. Cada folha-coleção vai se transformar em um livro-dobra.

Fonte: Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade