Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/05/2022

Cultura: "O olhar Naif de São Francisco" reúne obras de 62 artistas no Museu do Sol

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia
Obras expostas no Museu do Sol são de 62 artistas de diversas regiões do Brasil

DA REDAÇÃO

Prossegue até 30 de junho no Museu do Sol de Penápolis a exposição de artes “O olhar Naif de São Francisco”, que reúne obras de 62 artistas de diversas regiões do Brasil e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, com entrada franca. Tendo como curador o artista naif André Cunha, que tem Galeria em Paraty (RJ), os artistas retratam a vida de São Francisco de Assis, santo padroeiro de Penápolis.
Para o diretor do Museu do Sol Joaquim Alberto Fernandes, o Beto, os quadros da exposição retratam São Francisco de várias maneiras, e por se tratar de um santo que tem um Santuário na cidade e grande devoção, é uma ótima opção para que as pessoas visitem o museu e conheçam essas obras. “São trabalhos de qualidade que retratam cada artista, e que podem ser adquiridos pelos interessados. Também é uma oportunidade para que as pessoas conheçam o museu e o seu trabalho cultural junto à comunidade”, observou o diretor.
Beto Fernandes explicou que a exposição é também uma forma de valorizar a fé no santo padroeiro católico de Penápolis, cujo santuário promove festividades no mês de outubro, em sua homenagem. “A cidade está muito ligada à São Francisco e a fé católica é muito forte devido à presença dos Frades Menores Capuchinhos de são Paulo, e do próprio Santuário, presentes desde a fundação do município”, lembrou. 
Quem comparecer ao Museu do Sol terá a oportunidade de ver o santo de várias maneiras, em obras que retratam pinturas voltadas à natureza e à divindade. A exposição, segundo os organizadores, é uma forma, se não a melhor, de valorizar a arte e a religiosidade do povo penapolense, tão devoto desse santo popular e que é um dos mais retratados em pinturas. 
Beto Fernandes lembrou que existe uma coleção específica, com mais de 100 obras do Museu de São Francisco, que pertence ao Museu do Sol – inclusive foi através dela que a exposição surgiu -, e que aguarda há mais de 40 anos por um espaço próprio. A exposição tem apoio da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis) e Teletusa Materiais para Construção.

Horários
Localizado na avenida Rui Barbosa, 798, centro, o Museu do Sol está aberto para visitação das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, com a escolas podendo agendar visitação monitorada através do telefone (18) 3652-0590. 

(Com informações da A/I Museu do Sol)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade