Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/07/2016

Cultura: Museu do Sol programa "Exposição Mosaico"

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A exposição celebra os 20 anos em que a arquiteta e artista penapolense Sandra Paro exerce o ofício de mosaico

DA REDAÇÃO

O Museu do Sol abre no próximo dia 29 de julho, às 19h00, a ‘Exposição Mosaico: a cidade como suporte artístico’. O evento será realizado para celebrar os 20 anos em que a arquiteta e artista penapolense Sandra Paro exerce o ofício de mosaico. Essa exposição mostra o papel do mosaico como estratégia de renovação urbana, requalificando os locais da cidade onde são instalados os murais, quando a arte milenar e eterna do mosaico vem apropriar-se do espaço público através de uma poética urbana, estabelecendo um diálogo entre arte, arquitetura e vida urbana.
Os mosaicos de Sandra Paro podem ser vistos em murais (urbanos, públicos, particulares), painéis, quadros, tampos de mesas, pisos, revestimentos de esculturas, na decoração de fachadas de igrejas, em portais de capelas, e sempre com a intenção da artista de fazer dialogar o clássico com o moderno, a tradição com a renovação, o universal com o local.
Em Penápolis, importantes murais estão instalados na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, no Cine Lumine, na Igreja Santa Rita de Cássia, totem do Rotary Club, Loja Moda Morena, além de espaços particulares, quadros e painéis. Atualmente ela dedica-se ao projeto do mural São Francisco a ser instalado no Santuário da cidade.
Tendo seu atelier estabelecido em Recife, possui obras tanto no Brasil, como em outros países, além de atuar em exposições em parceria com o arquiteto José Maria Plaza Escrivá com temas relacionados aos Patrimônios Artísticos e Culturais Iberoamericanos em diversos estados brasileiros, Espanha e Argentina.
Nesse momento, desenvolve o projeto do mural em mosaico para o Santuário de São Francisco de Penápolis, de 40 m², cuja obra exige estudo técnico detalhado da estrutura que receberá a obra de arte. Atua também como curadora na Fundação Artístico Cultural Iberoamericana, desenvolvendo projetos artísticos culturais através de exposições (Brasil, Argentina e Espanha), execução de mosaicos, publicação de livros artísticos, produção de vídeos culturais, entre outras atividades relacionadas com temas sobre Patrimônios Culturais e Artísticos.

Oficinas de Arte
Na semana posterior a abertura da exposição oficinas de arte serão oferecidas para que o público possa conhecer os processos criativos do fazer arte. Todos estão sendo convidados a vivenciar a experiência para estimular a percepção de como a vida pode se tornar expansiva, criativa e transformadora, através das oficinas, que serão ministradas pela artista onde cada participante produzirá uma peça.
As oficinas acontecerão às segundas e quintas-feiras, das 09h00 às 11h00 e as terças e quartas-feiras, das 15h00 às 17h00. O interessado em participar deverá pagar uma taxa de R$ 50,00.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade