
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
16/07/2016
Cultura: Museu do Sol programa "Exposição Mosaico"

DA REDAÇÃO
O Museu do Sol abre no próximo dia 29 de julho, às 19h00, a ‘Exposição Mosaico: a cidade como suporte artístico’. O evento será realizado para celebrar os 20 anos em que a arquiteta e artista penapolense Sandra Paro exerce o ofício de mosaico. Essa exposição mostra o papel do mosaico como estratégia de renovação urbana, requalificando os locais da cidade onde são instalados os murais, quando a arte milenar e eterna do mosaico vem apropriar-se do espaço público através de uma poética urbana, estabelecendo um diálogo entre arte, arquitetura e vida urbana.
Os mosaicos de Sandra Paro podem ser vistos em murais (urbanos, públicos, particulares), painéis, quadros, tampos de mesas, pisos, revestimentos de esculturas, na decoração de fachadas de igrejas, em portais de capelas, e sempre com a intenção da artista de fazer dialogar o clássico com o moderno, a tradição com a renovação, o universal com o local.
Em Penápolis, importantes murais estão instalados na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, no Cine Lumine, na Igreja Santa Rita de Cássia, totem do Rotary Club, Loja Moda Morena, além de espaços particulares, quadros e painéis. Atualmente ela dedica-se ao projeto do mural São Francisco a ser instalado no Santuário da cidade.
Tendo seu atelier estabelecido em Recife, possui obras tanto no Brasil, como em outros países, além de atuar em exposições em parceria com o arquiteto José Maria Plaza Escrivá com temas relacionados aos Patrimônios Artísticos e Culturais Iberoamericanos em diversos estados brasileiros, Espanha e Argentina.
Nesse momento, desenvolve o projeto do mural em mosaico para o Santuário de São Francisco de Penápolis, de 40 m², cuja obra exige estudo técnico detalhado da estrutura que receberá a obra de arte. Atua também como curadora na Fundação Artístico Cultural Iberoamericana, desenvolvendo projetos artísticos culturais através de exposições (Brasil, Argentina e Espanha), execução de mosaicos, publicação de livros artísticos, produção de vídeos culturais, entre outras atividades relacionadas com temas sobre Patrimônios Culturais e Artísticos.
Oficinas de Arte
Na semana posterior a abertura da exposição oficinas de arte serão oferecidas para que o público possa conhecer os processos criativos do fazer arte. Todos estão sendo convidados a vivenciar a experiência para estimular a percepção de como a vida pode se tornar expansiva, criativa e transformadora, através das oficinas, que serão ministradas pela artista onde cada participante produzirá uma peça.
As oficinas acontecerão às segundas e quintas-feiras, das 09h00 às 11h00 e as terças e quartas-feiras, das 15h00 às 17h00. O interessado em participar deverá pagar uma taxa de R$ 50,00.
CIDADE E REGIÃO
Paróquias de Penápolis celebram o novo Papa dos católicos
CIDADE E REGIÃO
Unidades: pedido defende reabertura de ecopontos aos domingos
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.