Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/09/2019

Cultura de Penápolis: Cia Pé de Ciranda participa de Festival em Camboriú

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Os penapolenses David e Cleiton ficaram muito felizes com a oportunidade de levar o nome de Penápolis para um festival em Santa Catarina

DA REPORTAGEM

A Companhia Pé de Ciranda, composta pelos atores e músicos penapolenses Cleiton Cristian e David Willian, participou nesta semana do 3º Festival de Contadores de História (Feconthi) promovido na cidade de Balneário Comburiu (SC). O evento, apesar de ainda ser novo, já é considerado referência no estado e no Brasil por reunir artistas e grupos de todo o país. O projeto é financiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) através da Cia Ler e Viver e tem por objetivo promover a arte milenar de contar histórias, tato com formações acadêmicas, atuações de contadores de histórias já conhecidos e atuantes e também iniciantes nesta arte. O público envolve alunos de escolas e o público em geral.
A Cia. Pé de Ciranda, de Penápolis, conseguiu ficar em primeiro lugar dentro da seleção feita pelos organizadores do evento, o que deixou muito contente os membros do grupo que, segundo eles, fizeram inscrição para o processo seletivo de forma despretensiosa.
“Ficamos sabendo das inscrições pelas redes sociais e decidimos participar, mas não tínhamos a pretensão real de participar. Para nossa surpresa, fomos sendo selecionados através das etapas e ficamos em primeiro lugar dentro de nossa categoria, o que nos deixou extremamente felizes”, afirmou Cleiton.
O projeto custeou a ida da Cia até Balneário Camboriú e a apresentação da dupla ocorreu em duas sessões na última quinta-feira (12) no teatro municipal Bruno Nitz, com público composto por alunos de escolas da cidade e o público em geral que lotou a plateia. “Foi uma experiência ótima. Poder participar de um festival como este é de grande representatividade para nós e também para a cidade de Penápolis, que teve uma Cia. levando o nome da cidade de forma cultural”, destacou. 
O outro integrante do grupo, David Willian, destacou a participação das crianças durante as apresentações. “Elas ficaram muito empolgadas com tudo e tiveram participação fundamental para a alegria do espetáculo, interagindo e brincando conosco, principal objetivo de nossa apresentação, poder levar a interação com a criança através das histórias”, salientou. 
A Cia. Pé de Ciranda conseguiu bastante notoriedade durante o evento. Além de ser a única companhia de contadores de história que se apresentou no teatro municipal daquela cidade, foi também bastante elogiada entre os organizadores do evento. Prova disso, foi o convite feito para que a Cia possa se realizar nova inscrição para a próxima edição do evento.
Ainda de acordo com Deivid, a participação foi uma grande oportunidade para troca de experiências com demais grupos. “Participaram contadores de histórias de diversos estados do Brasil, então a troca de experiências e de diferentes culturas foi muito grande. Nós pudemos adquirir muito conhecimento, assim como também pudemos levar um pouco do nosso para outros grupos”, afirmou. 

Sucesso
Para Cleiton, além de participar do Feconthi, a Cia. Pé de Ciranda foi convidada para se apresentar em uma loja de brinquedos lúdicos na cidade de Blumenau (SC). “Fomos procurados pela empresa por conta de um trabalho que estão desenvolvendo neste sentido e aproveitamos nossa ida até Santa Catarina para também nos apresentarmos dentro deste projeto, o que nos deixa muito contentes, pois sabemos que isso representa o reconhecimento de nosso trabalho”, acrescentou. 
Para a dupla, a Cia Pé de Ciranda começou a se destacar em Penápolis com diversas apresentações em eventos culturais e também em festas diversas. O grupo tem o principal objetivo de resgatar as mais belas e inesquecíveis canções de ciranda, levando ao público a delicadeza e o encantamento de canções de histórias, transformando instantes de maneira poética, com as intervenções artísticas e poéticas. 
O espetáculo apresentado pela Cia. é permeado por diversas histórias e canções que remetem o público às brincadeiras folclóricas e cantigas de roda, atendendo ao público em geral, desde crianças, adultos e idosos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade