Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/05/2020

Cultura: Bate-papo com atriz Claudia Schapira destaca o depoimento em cena

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
A conversa com Claudia Schapira vai abordar a potência do depoimento como estrutura de dramaturgia

Uma das principais artistas de reconhecimento no cenário teatral paulista, Claudia Schapira, será a próxima convidada para o bate-papo virtual com a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis. O encontro chamado “Conversas Isoladas” acontecerá hoje, quinta-feira (21), a partir das 20h, pela plataforma Zoom. A participação é gratuita e as pessoas interessadas devem enviar e-mail antecipadamente para contato ciaalternativa@gmail.com.
Claudia Schapira é atriz, dramaturga, diretora e figurinista e nesta conversa virtual vai falar sobre o tema “Dramaturgias pandêmicas: do depoimento ao grito”, e demais aspectos da cena teatral. A mediação do encontro será feita pelo ator e diretor da Cia Alternativa, Heitor Gomes. 
“Conversas Isoladas” propõe uma série de encontros virtuais com renomados artistas do teatro para uma reflexão sobre dramaturgia, encenação e a cena em geral, durante este momento de pandemia. A ação integra o projeto “ALTERNATIVA para o Distanciamento”, do grupo teatral de Penápolis, que também traz outras duas atividades virtuais: “Isso não é uma cena”, com publicações de experimentos cênicos dos atores nas redes sociais do grupo (facebook e instagram) e “SARAUve-se”, um sarau de salvação a ser realizado no final do mês através de live, com muita poesia, música, dança, canto, textos. 

Depoimento 
Segundo comentou o mediador do encontro, Heitor Gomes, o bate-papo com Claudia Schapira deve permear sobre as estruturas de dramaturgia, influência de Brecht na trajetória da convidada, além de aprofundar a questão do depoimento em cena e qual a potência dessa estrutura narrativa nas possíveis práticas atuais para o teatro.
“Vamos conversar sobre o interesse da convidada pelo Teatro Político e o depoimento em cena, as influências do teatro brechtiano em suas escolhas de encenação e em que medida esse depoimento passa a ser uma espécie de grito nos tempos atuais”, adiantou. 

Trajetória
Claudia Schapira é atriz, diretora, dramaturga e figurinista, formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP. Atuou como orientadora de trabalhos na EAD, Escola Livre de Santo André e SP Escola de Teatro. É membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, onde foca sua atividade na escrita, direção, direção de arte e cujo último trabalho é “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, adaptação da obra de Brecht em meio ao atual cenário político brasileiro. Também realiza diversos trabalhos na área de audiovisual. Ao longo de sua trajetória teatral foi indicada a diversos prêmios por suas concepções, figurinos e textos e recebeu importantes premiações como Mambembe, Pananco-Coca-Cola, Shell, Governador do Estado e APCA.

Agenda
O próximo “Conversas Isoladas” será no dia 28, com Antônio Rogério Toscano, professor e diretor da EAD/ECA/USP. Também está previsto encontro com Luiz Fernando Marques, o Lubi, diretor do Grupo XIX de Teatro e do Grupo Kunyn. A Cia Alternativa já recebeu neste projeto o ator, diretor e dramaturgo, Amarildo Felix e o músico, ator, diretor e palhaço, Dagoberto Feliz.

(Com Assessoria de Imprensa – Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade