Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/07/2012

CUIDADOS: Higiene é fundamental no preparo de lanches

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Para o vendedor ambulante André Luiz Saldanha este cuidados são fundamentais

DA REPORTAGEM

Quem anda pelas ruas da cidade, principalmente no período noturno, já percebeu o aumento de comerciantes ambulantes que comercializam o tradicional “cachorro quente”, e outros lanches que para muitos representam uma comida rápida e muito prazerosa. Para outros é motivo de preocupação se o alimento é preparado com a devida higiene. A Vigilância Sanitária de Penápolis informa que atualmente existem 146 vendedores ambulantes do ramo alimentício, número 10% maior do que no ano passado. Segundo a agente de saneamento e encarregada da Vigilância de Penápolis, Rosana Ribeiro do Nascimento, os comerciantes que possuem cadastro na Vigilância Sanitária possuem capacidade e estrutura para preparar um alimento de qualidade e com higiene, mas alerta que é necessário atentar para alguns vendedores que não se adéquam às normas da vigilância e podem estar colocando em risco a saúde das pessoas. “Existem alguns princípios básicos para preparar os lanches que é a utilização de toucas higiênicas e manter sempre em ordem a higiene pessoal, garantindo que as possíveis bactérias não sejam transmitidas para o alimento”, comentou. Ela explica que é muito importante o cliente observar alguns detalhes antes de comprar o lanche. “Os vendedores normalmente estão instalados próximos de ruas movimentadas, o que faz aumentar a poeira sobre o local, por isso é prioritário manter o local sempre limpo e arejado”, comentou. O acondicionamento dos alimentos utilizados na preparação do lanche também deve ser observado, certificando-se de que estejam bem guardados até mesmo na geladeira, garantindo sua conservação em temperaturas que mantenham a qualidade do produto. Representantes da Vigilância periodicamente realizam as devidas fiscalizações, observando desde o ambiente em que o alimento é preparado, o acondicionamento e até o atestado de saúde do funcionário que trabalha na preparação.  “O atestado precisa ser sempre renovado, o funcionário precisa passar por um completo exame que mostrará que sua saúde está em ordem, podendo manusear o alimento sem causar risco de transmissão de doenças”, explicou. 

Outros cuidados
Além dos cuidados já citados pela encarregada da Vigilância Sanitária, Rosana explica que a maionese servida pelos ambulantes também precisa de alguns cuidados. O uso de dispensadores repetitivos, as tradicionais bisnagas plásticas onde o produto era acondicionado, foi proibido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é permitido apenas o fornecimento de maionese em saches. “Isso foi uma medida para que o consumidor tenha mais segurança com o produto, já que as bisnagas não tinham a garantia de higiene quando passada de um cliente para outro”, explicou. Outro detalhe importante é quanto ao pagamento do lanche. Segundo norma da Vigilância, a pessoa responsável pela preparação do alimento não pode ser a mesma que tem o contado com o dinheiro, nem com outras funções em que tenha contato com outros objetos que possam oferecer transmissão de bactérias. Barba sempre feita, unhas cortadas e higienizadas e cuidado constante para manter as mãos limpas também são cuidados que devem ser observados. Para o vendedor ambulante André Luiz Saldanha, da ‘Saldanha Lanches’, este cuidados são fundamentais para que o cliente tenha segurança de comer um produto de qualidade. “Hoje o cliente está mais exigente e quer a segurança de um alimento de qualidade, por isso estes cuidados são fundamentais para o vendedor manter uma boa freguesia, quando o cliente confia no lanche oferecido ele sempre volta”, afirmou. Saldanha está no ramo há um ano e seis meses e informou que quando foi começar o trabalho entrou em contato com a Vigilância Sanitária para saber como me proceder. “Eles me orientaram como deveria fazer, e depois fiscalizaram meu trabalho e fui aprovado”, informou. Ele também se preocupa com alguns ambulantes que não oferece produto de qualidade. “Infelizmente existem ambulantes que não tem a autorização da Vigilância e comercializam lanches que podem causar riscos à saúde do cliente”, enfatizou. A Vigilância Sanitária de Penápolis ressalta que possíveis irregularidades na preparação de lanches podem ser denunciadas através do telefone 3654-2546. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade