Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/04/2016

Cuidados contra H1N1: Santa Casa diminui visitas e suspende estágios para reduzir circulação de pessoas

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Reunião com representantes da Santa Casa, Pronto Socorro, Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica para tratar de medidas preventivas ao H1N1

A direção da Santa Casa de Misericórdia de Penápolis informa, e ao mesmo tempo pede a compreensão da população local e da região, sobre as medidas que visam reforçar o combate à transmissão do vírus da gripe, em especial o vírus H1N1, que tem acometido cada vez mais pessoas em todo o país.
Por conta da necessidade de diminuição do fluxo de pessoas circulando pelo hospital, o que preconiza o Protocolo Padrão do Ministério da Saúde (o qual devem seguir todas as unidades médicas/hospitalares do Brasil), foi determinada a redução temporária do horário de visitas aos pacientes internados, além da suspensão, também temporária, da realização de estágios de estudantes.
A partir de segunda-feira (04/04), o horário de visita na Santa Casa é restrito entre 11h e 13h. Nos casos de visitas na UTI - Unidade de Terapia Intensiva - não haverá mudança. É terminantemente proibida a entrada de crianças menores de 12 anos.
A gestora presidente da Santa Casa, Renata Cristina Vidal, destaca que é uma medida preventiva tomada com base em preceitos médicos, e que visa apenas preservar a própria população, bem como os pacientes em tratamento.
“Nós que administramos o hospital nos referendamos, nestes casos específicos, em opiniões e indicações médicas”, informou ela.
 “E tão logo a situação no país melhore, com a queda nos casos, aos poucos poderemos retomar os horários de visitas mais estendidos, como antes. Precisamos contar com a boa vontade e o bom senso de todos”, reforçou. “É praxe, preconizada pelo Ministério da Saúde, tomar providências para que a movimentação de pessoas seja a menor possível dentro de um hospital onde estão em isolamento pessoas em tratamento sob suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave, ou popularmente conhecida como H1N1”, explicou.
“Nos reunimos com nossa equipe de enfermagem, consultamos a diretoria técnica da Santa Casa, que está a cargo do Dr. Ronny Sumer, além de discutir também com a Secretaria Municipal de Saúde e com a direção técnica do Pronto Socorro Municipal. Também buscamos orientações junto à Vigilância Epidemiológica Municipal. Enfim, todos esses profissionais, em consenso, nos auxiliaram na tomada das melhores decisões possíveis para preservação da nossa população”, comentou Renata Vidal.

Pronto Socorro
Da mesma forma, a população deve colaborar para evitar aglomerações no Pronto Socorro Municipal (PS).
O diretor técnico do PS, Dr. Luiz Henrique de Felippe Valente, orienta a comunidade para que, ao se dirigir à unidade em busca de atendimento, que o faça levando o mínimo de acompanhantes, quando possível.
“Como trata-se de um local onde, às vezes, existem muitas pessoas tossindo ou espirrando, próximas umas das outras, pode ocorrer de um acompanhante que não tem sintoma algum, acabar pegando uma gripe por estar neste ambiente”, orientou.
“Principalmente crianças e idosos, caso não estejam doentes, não devem ser levados a um hospital ou Pronto Socorro como acompanhantes. Levem apenas se for para atendimento”, advertiu o médico.


Escolas Municipais intensificam cuidados para evitar contaminação

Diante do crescente número de pessoas contaminadas pelo vírus H1N1 em todo o país e região, a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis intensificou os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus no ambiente escolar.
Por ser a escola, um ambiente de grande circulação e aglomeração de pessoas, todas as unidades municipais - de Educação Infantil e Ensino Fundamental - adotaram medidas de prevenção de contágio, principalmente neste período em que o risco de contaminação é elevado.
Segundo explicou a diretora do Ensino Fundamental, Cláudia Elisa Oberg Torrezan, o trabalho de prevenção acontece diariamente nas escolas, desde os anos anteriores, quando houve o aparecimento de casos dessa gripe. “Entretanto, nesse período em que cresce o número de pessoas contaminadas, algumas ações são intensificadas, principalmente com relação à higiene dos funcionários, crianças e utensílios”, esclareceu.

Cuidados
Dentre os cuidados adotados nas escolas municipais, destacam-se: lavagem periódica das mãos com sabonete líquido; higienização das mãos com álcool em gel; desinfecção com hipoclorito de sódio dos utensílios de uso coletivo (talheres, copos, brinquedos, torneiras, bebedouros, carteiras, maçanetas de portas, corrimãos, entre outros). Cuidados com o ambiente também são tomados, como deixar as salas sempre bem arejadas e higienização de ar condicionado das Salas de Informática.
Além disso, o sistema self service em que os próprios alunos se servem da refeição, foi temporariamente suspenso para evitar a transmissão do vírus. Sendo assim, as merendeiras servem os alunos, utilizando máscaras de proteção. As escovas de dentes dos alunos que antes antes ficavam na escola, agora são devolvidas para as crianças colocarem na mochila e são levadas para casa.
Nas unidades de creches, cujos pais entram na escola para entregar os filhos, foi colocado álcool em gel na recepção, para que os pais também façam a higienização das mãos e das mãos dos bebês.

Orientação
De acordo com a supervisora da Educação Infantil, Luzia Augusti Ambrosini, essas medidas que evitam a contaminação de pessoas pelo vírus H1N1 estão sendo tomadas em todas as unidades escolares, seguindo orientações dos profissionais de saúde.
No último dia 21 de março, o médico do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis, Dr. Samir Subhi Salous, se reuniu com todos os gestores (diretores e coordenadores) da Secretaria Municipal de Educação, para explicar sobre o risco de contágio e as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo vírus H1N1 nas escolas.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade