Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2017

Cronograma de extinção das cancelas recomeça dia 24

A Prefeitura de Penápolis marcou a data para a retirada das demais cancelas da linha do trem que ainda estão funcionando. O cronograma retorna a partir do dia 24 de novembro, quando ocorrerá a retirada da cancela da rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira. Na sequência, dia 27 de novembro, será a vez da retirada da cancela da rua  Giácomo Paro. Por fim, no dia 30 de novembro, ocorrerá a retirada da cancela da rua  Dr. Ramalho Franco.
No último mês de setembro a Prefeitura suspendeu o processo de retirada das cancelas a pedido da Rumo, empresa concessionária da rede ferroviária que passa pelo centro da cidade. Em reunião realizada dia 15 de setembro com a equipe da prefeitura, a empresa Rumo, na ocasião representada pelo coordenador de relações governamentais, Marcelo Arthur Fledler, e o engenheiro Ricardo Assumpção Júnior, solicitou à prefeitura que fosse efetuada a suspensão dos serviços pelo período de 30 dias.
“Este foi o prazo que eles pediram para que a Prefeitura aguardasse em razão de que realizariam um projeto técnico referente à retirada das cancelas. A prefeitura atendeu prontamente a esse pedido”, explicou a secretária municipal de Administração, Fátima Rahal.
“A solicitação foi avaliada e aceita pela comissão que participou da reunião, formada pelo vice prefeito municipal, pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, pela secretária de Administração, pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, e pelo secretario de Comunicação”, relatou ela.

Apresentação
No dia 20 de outubro a empresa Rumo compareceu à prefeitura, e em reunião com o prefeito municipal Célio de Oliveira, seus representantes apresentaram um projeto de desativação das cancelas que sugeria a construção de viadutos, cujo custo estimado é de R$ 3 milhões de reais cada um.
“Diante dessa informação, o prefeito informou que o projeto é inexequível, uma vez que o Município não tem condições de arcar com este custo total de R$ 15 milhões, visto que são 05 cancelas. Inclusive o prefeito solicitou a parceria da Rumo para custear as obras sugeridas, entretanto a empresa negou ajuda financeira”, contou Fátima.
“Diante do fato, o prefeito manifestou decepção ao projeto apresentando, e pediu providências urgentes aos representantes da empresa no sentido de atenção especial ao trecho de domínio da rede ferroviária. Ele demonstrou fracamente o seu descontentamento com relação à limpeza da área de domínio, relatando ainda que segundo a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, grande parte dos focos de larvas do mosquito Aedes aegypti estão localizados na linha férrea”, acrescentou.
Por fim, a secretária revelou que a Prefeitura cientificou os representantes da Rumo de que dará continuidade ao processo de desativação das cancelas, uma vez que nas duas já desativadas (avenida João Antonio de Castilho e rua Amazonas) não houve nenhum incidente até a presente data. “O que comprova a compreensão e apoio da população em geral”, destacou ela. 

Reinício
Diante dos fatos, e considerando que a proposta da Rumo não tem condições de ser executada, além do fato da empresa não colaborar financeiramente com a cidade, a administração municipal decidiu dar continuidade à retirada das cancelas.
O reinício do processo é a partir do dia 24 de novembro, pela rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira; dia 27 de novembro é a vez da rua Giácomo Paro; e finalmente no dia 30, rua Dr. Ramalho Franco. Esta ficará por último por conta das obras de retirada do bloquetes para troca da pavimentação.
Para garantir a segurança da população, o município já instalou placas de sinalização, efetuará nova pintura no solo, e estará melhorando as condições de visibilidade nos locais.       
“A administração se sentiu decepcionada com a empresa Rumo, no sentido de que nada foi realizado efetivamente para ajudar o município na retirada das cancelas. O projeto apresentado é de extremo custo e impossibilita a execução por parte da Prefeitura. Temos informações que a empresa ajudou financeiramente alguns municípios neste assunto referente às passagens das composições, como é o caso de Jales e Lençóis Paulista. Lá contribuiu-se com equipamentos para tornar as passagens  mais seguras”, concluiu a secretária de Administração.
Nos próximos dias a população será orientada com relação à retirada das cancelas. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade