Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/12/2017

Crise: Penápolis fecha empregos no vermelho e segue região

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
A crise que atingiu usinas da região também refletiu na geração de empregos em Penápolis

DA REPORTAGEM

Penápolis sofreu uma considerável queda na geração de empregos durante o mês de novembro e fechou seu saldo de forma negativa no último mês. Foram menos 224 vagas de acordo com o que foi divulgado nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho. Em outubro, este saldo foi de 11 novas vagas geradas. O município acompanhou as outras 42 cidades que compõem a região de Araçatuba, que juntas, eliminaram quase 3 mil postos de trabalho com carteira assinada. Neste cenário, Penápolis teve o 4º pior desempenho, perdendo para Birigui, Castilho e Suzanápolis. Ainda seguindo o levantamento apresentado pelo Caged, novembro se apresentou como um mês preocupante neste ano, principalmente porque no mesmo período de 2016, o saldo na geração de empregos foi de 131 vagas geradas na cidade, um cenário muito oposto do que se viu recentemente. Esta preocupação não se dá somente em relação ao mês de novembro, mas também a todo este ano, já que no acumulado de janeiro a novembro, foram geradas apenas 47 vagas no município, enquanto no mesmo período acumulado de 2016, Penápolis já havia gerado quase nove vezes mais empregos, com 418 vagas criadas. Ainda em relação ao mês de novembro, foram contratadas 400 pessoas com carteira assinada, entretanto, o número de baixas nas carteiras superou as contratações, chegando a 624 demissões. Ainda sobre Penápolis, a crise que vem assolando o setor sucroalcooleiro no interior do estado com o fim da safra antecipada, também atingiu a cidade, já que dos 10 setores tiveram os piores saldos, os ligados às usinas ocuparam metade do ranking. Faz parte dos setores que mais demitiram o do tratorista agrícola, com menos 28 vagas; operador de colheitadeira (-27); técnico químico (-14); operador de equipamentos de refinação de açúcar (-12); operador de caldeira (-12) e operador de moenda na fabricação de açúcar (-11). A União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica) informou que 47 usinas e destilarias do centro-sul do Brasil finalizaram suas atividades em novembro como resultado da entressafra. Apesar da crise, o setor do motorista de caminhão de rotas regionais e internacionais foi o que liderou o ranking dos piores resultados, fechando 33 vagas de trabalho. 

Oposto
Se a crise atingiu o setor das usinas de açúcar da região, o setor do alimentador de linha de produção só teve o que comemorar em novembro. O saldo neste setor foi de 32 novas vagas criadas. O mesmo aconteceu no comércio varejista, que contratou 25 novos vendedores. Já o setor do cozinheiro geral também esteve de bem coma geração de empregos, criando oito novas vagas no mês passado, o mesmo que aconteceu com o setor do atendente de lanchonete, que abriu seis novos postos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade