Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/06/2020

Crimes se mantêm em baixa durante o mês de maio em Penápolis

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Estatística criminal divulgada pela SSP mostra que Penápolis manteve baixo índice em maio

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis conseguiu, em maio deste ano, manter o baixo índice de criminalidade entre roubos e furtos em geral em comparação ao mesmo período de 2019 e também em relação ao mês de abril deste ano. Os dados foram divulgados no levantamento mensal feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo.
Segundo o que foi divulgado pela SSP, em maio deste ano, Penápolis registrou dois roubos em geral, mesmo número obtido durante o mesmo período de 2019. Quando comparado ao mês anterior, abril de 2020, os casos de roubo em geral tiveram queda, já que naquele mês a cidade havia registrado três roubos. Vale destacar que o resultado obtido em maio deste ano é o menor da série dos cinco primeiros meses. 
Ainda dentro dos casos de roubos de veículos, Penápolis manteve zerada a estatística sobre este tipo de crime em maio, mantendo o mesmo resultado pelo segundo mês consecutivo. 
Já nos casos de furtos em geral, Penápolis, manteve, em maio, número menor do que o registrado no mesmo período de 2019. Foram 26 ocorrências desta natureza contra 42 registradas no ano passado. Apesar disso, quando comparado maio deste ano com abril, os números mostram pequeno aumento nas ocorrências registradas, subindo de 21 para 26 ocorrências, entretanto, mesmo com o pequeno aumento, maio ainda teve a segunda menor taxa de furtos já registrada neste ano. Os furtos de veículos também tiveram baixa entre abril e maio deste ano, reduzindo de quatro para duas ocorrências. 
Ainda durante o mês de maio, Penápolis registrou 12 lesões corporais dolosas e 19 lesões corporais culposas por acidentes de trânsito. Quatro estupros foram registrados na cidade durante o mês de maio e nenhum homicídio, neste mesmo período.

Região
A região de Araçatuba fechou o mês de maio com queda nos roubos e furtos em geral e de veículos e nos estupros. As extorsões mediante sequestro, os latrocínios e os roubos a banco permaneceram zerados. 
Nos roubos em geral, a queda foi de 46,6%. Os números passaram de 58 em maio de 2019 para 31 no mês passado – 27 a menos. Desde o início da série histórica, em 2001, é a primeira vez que o indicador fica abaixo de 50.
Nos furtos em geral houve diminuição de 27,8% - foram 442 ocorrências no mês passado, contra 612 em maio de 2019. Em números absolutos a queda foi de 170 casos. É a primeira vez que a indicador fica abaixo 600.
No quinto mês do ano a região de Araçatuba ainda apresentou diminuição nos roubos de veículos que caíram de sete para três. Nos furtos de veículo o total passou de 28 para 24 na comparação mensal.
O indicador de roubos de carga ficou estável no mês, com um único registro contabilizado. Os roubos a banco permaneceram zerados pela 19ª vez na série histórica do período.

Outros indicadores
No quinto mês do ano novamente não houve registro de roubo seguido de morte na região. É a sexta vez consecutiva que o indicador fica zerado na série histórica do período. No indicador de extorsão mediante sequestro não há nenhuma ocorrência desde o início da série, já o de estupros caiu de 22 para 19. 
Os casos e vítimas homicídios oscilaram de um para quatro, se comparados os meses de maio de 2019 e 2020. As taxas dos últimos 12 meses (de junho de 2019 a maio de 2020) ficaram em 8,96 casos e 9,09 vítimas a cada grupo de 100 mil habitantes.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade